Prefeitura entrega ambulâncias e carros para a Sesau e para Assistência Social
Esta manhã, 22 veículos e 4 ambulâncias, adquiridos com verba própria e emendas, foram entregues
Os serviços de saúde da Prefeitura de Campo Grande vão contar com quatro novas ambulâncias para o transporte de doentes e ainda ajudar nos resgates feitos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os veículos foram entregues esta manhã, no Paço Municipal, junto com 22 carros que serão utilizados por equipes da Assistência Social.
As ambulâncias foram adquiridas ao curso de R$ 372 mil cada, recurso repassado pela União a partir de emenda da ex-deputada federal Bia Cavassa. O secretário de Saúde, Sandro Benites, informou que elas serão utilizadas para transportar pessoas acamadas para unidades de saúde do Município e também hospitais. Ele mencionou, ainda, condição de pessoas que precisam de serviços continuados e por vezes ficam debilitadas, como pacientes de quimioterapia e hemodiálise.
Conforme o titular da Saúde, dois veículos auxiliarão as demandas do Samu, que tem oito ambulâncias, mas está com duas paradas, uma com problemas mecânicos e outra por acidente recente. Benites explicou que a idade média dos veículos em uso é de 15 anos, quando já se torna corriqueira a necessidade de manutenção. Com as aquisições, é possível reduzir a idade da frota.
Em outro movimento, a prefeitura chegou a lançar edital para a locação de dez unidades, mas suspendeu às vésperas do Pregão, no final de novembro. Benites apontou que essa pretensão permanece, mas depende de recursos. Ele argumenta que a tendência de alugar já ocorre em outras cidades e é positiva uma vez que o ônus da substituição imediata cabe à empresa contratada, evitando a redução da disponibilidade de veículos.
Por fim, o secretário informou que no começo do ano que vem, 50 novos veículos serão acrescidos à frota, com motocicletas e carros para ficar com atender as demandas das unidades de saúde e distritos.
Assistência Social- A pasta também recebeu veículos esta manhã. São 22 ao todo, o que deve ampliar os atendimentos, já que havia situações de mais de unidades de atendimentos, como os Cras, compartilharem carros.
O titular da SAS, José Mario Antunes da Silva, revelou que a Prefeitura aplicou recursos próprios e também repasses da União, por meio de emenda do ex-deputado Fábio Trad, e do Estado, via emenda do deputado estadual Lídio Lopes.
Dos veículos, um será destinado ao programa Família Acolhedora, que atua em situações envolvendo crianças de zero a seis anos que foram afastadas dos familiares pela Justiça. Silva também pontuou a redução da idade da frota, anunciando que será feito um leilão com os veículos mais antigos. A frota da SAS é de 108 automóveis.
Na mesma linha dos secretários, a prefeita Adriane Lopes pontuou que as aquisições vão ajudar a agilizar atendimentos dos serviços municipais, além de promover economia com mecânica.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.