Prefeitura lança edital para alugar 10 ambulâncias e reforçar Samu na Capital
Município estava com quase metade dos veículos parados para conserto
A Prefeitura de Campo Grande publicou hoje edital para a locação de dez viaturas para atender o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A contratação será feita mediante pregão, com apresentação de propostas por empresas na manhã do dia 30.
Na semana passada, a reportagem do Campo Grande News mostrou que o serviço de resgate não está sendo feito com a plena capacidade, sendo que cinco ambulâncias estavam paradas para conserto. A Prefeitura informou, na ocasião, que mantinha seis ambulâncias para o socorro, sendo três com estrutura básica, duas classificadas como avançadas e uma de intervenção rápida.
O resgate a pessoas em acidentes, ou mesmo os chamados para transporte de doentes até os serviços de saúde, também envolve o trabalho do Corpo de Bombeiros. O edital foi publicado no Diário Oficial, mas no começo desta tarde ainda não estava disponível no portal de licitações da Prefeitura. Lá, é possível verificar outro pregão, do final de junho, com contratação de empresa para o fornecimento de quatro viaturas para resgate, ao valor global de R$ 1.3 milhão.
Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde publicou atos da comissão bipartite, que reúne municípios e Estado, com as demandas de cada prefeitura para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Lá também havia a inclusão de ambulâncias no pedido de Campo Grande, além de recursos para unidades de saúde em vários bairros, como Vivendas do parque, Indubrasil, Cidade Morena, Serraville, Colúmbia e São Conrado. Na semana passada, dia 10, encerrou o prazo do Governo Federal para prefeituras solicitarem recursos para compra de ambulâncias, com previsão de R$ 400 milhões disponíveis para as demandas relacionadas ao SAMU.