ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Direto das Ruas

Socorrista do Samu denuncia falta de viaturas e precaridade no trabalho

Segundo a denúncia, apenas quatro viaturas estão em circulação para atender toda a cidade

Por Viviane Oliveira | 08/11/2023 11:53
Um das viaturas que está parada aguardando manutenção (Foto: Direto das Ruas)
Um das viaturas que está parada aguardando manutenção (Foto: Direto das Ruas)

Socorrista do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) denunciou a situação precária de trabalho e afirma que metade da frota está em manutenção, em Campo Grande. A situação, segundo ele, compromete o trabalho. Na escala, a cada 12 horas, a viatura é usada em pelo menos dez ocorrências e cinco transportes.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) admite que cinco viaturas entraram em manutenção no sábado e no domingo, mas que mantém o atendimento com outros seis veículos, além do apoio do Corpo de Bombeiros.

Segundo o funcionário, que não quis se identificar, seriam oito ambulâncias em operação na Capital, mas quatro estão paradas. Em operação, estão duas viaturas de atendimento básico e duas avançadas para atender toda a cidade. De acordo com o motorista, a ambulância do distrito de Anhanduí também está fora de operação.

Ainda conforme o servidor, as justificativas para os questionamentos sobre as ambulâncias são várias, como a falta de peças nas oficinas, por exemplo. "É uma falta de respeito até mesmo com os funcionários", lamentou. Outra reclamação é a falta de ar-condicionado nas ambulâncias. “Um descaso total. Já presenciamos colegas passando mal por causa do calor dentro da viatura”.

Indagada, a Sesau informou, por meio da assessoria, outro número de ambulâncias em Campo Grande. Neste momento, o Samu está operando com seis viaturas, sendo três básicas, duas avançadas e uma de intervenção rápida, além das duas motos.

Ainda conforme a secretaria, três ambulâncias foram baixadas para manutenção preventiva na semana passada e outras duas no domingo. A previsão é de que essas viaturas voltem a rodar o mais breve possível, tão logo a manutenção seja concluída.

"As regulações e encaminhamentos estão sendo otimizadas para atender a demanda e evitar que haja prejuízos na assistência da população. O serviço conta ainda com suporte do Corpo de Bombeiros para atendimentos de emergências clínicas e acidentes de trânsito. Cabe ressaltar ainda que o município já abriu processo para compra de novas viaturas para substituição dos veículos mais antigos."

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

#matéria atualizada às 12h28

Nos siga no Google Notícias