Com investimento de R$ 5 milhões, Caravana da Castração percorrerá 79 municípios
Servidores de dez municípios da região do Pantanal passaram por capacitação nesta quinta-feira em Campo Grande

Com início previsto para junho, a Caravana da Castração vai percorrer os 79 municípios de Mato Grosso do Sul e se firmar como a maior ação voltada à causa animal da região Centro-Oeste. Nesta quinta-feira (24), servidores de dez municípios da região do Pantanal passam por capacitação na Fundação de Cultura, em Campo Grande.
O programa foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke (Podemos) no valor de R$ 5 milhões, contará com mais de 20 mil castrações gratuitas e promete transformar a relação entre o poder público e o bem-estar animal no Estado.
A iniciativa é coordenada pela Suprova (Superintendência de Políticas Públicas para a Promoção dos Direitos dos Animais), comandada por Carlos Eduardo Rodrigues. Segundo ele, o projeto será descentralizado, com atendimento direto à população por meio de uma ferramenta digital chamada SIGPET (Sistema Gestor de PET), que permitirá o agendamento online de castrações.
"Nossa intenção é facilitar o acesso ao serviço, garantindo organização, conforto e agilidade. Queremos que o serviço chegue na ponta, onde a população mais precisa", afirma Carlos.
A primeira etapa do projeto contemplará dez cidades da região do Pantanal, sendo elas Miranda Bodoquena Bonito Jardim Porto Murtinho Nioaque Anastácio Aquidauana Ladário Corumbá. A escolha das cidades levou em consideração o número de animais em situação de rua e os altos índices de zoonoses registrados nessas regiões.
Segundo Carlos, o modelo de caravana é inspirado em ações que funcionaram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Serão castrados em média, 150 animais por dia, e o ônibus ficará em média quatro dias em cada município.
Presente na cerimônia de lançamento do programa, o deputado estadual Pedro Arlei Caravina (PSDB) celebrou a união de esforços entre os poderes. “Foi um trabalho de articulação. Ainda quando era secretário de governo, junto ao Carlos, convencemos a senadora Soraya a destinar esse recurso para a causa animal. É inédito. Nenhum outro estado do Centro-Oeste destinou tanto à castração de cães e gatos”, destacou.
Caravina também ressaltou que a ação vai muito além da saúde animal. “Estamos falando de saúde única. Quando cuidamos dos animais, cuidamos da saúde das pessoas. A castração também é uma ferramenta de educação e conscientização”, frisou. Ele ainda afirmou que seguirá apoiando o programa com emendas estaduais e mobilização política.
Representando o governador Eduardo Riedel (PSDB), o secretário-executivo do Interior, Éder Uilson França Lima, o Tuta, reforçou o compromisso do Estado com a causa animal. “Hoje, o governo não só reconhece como investe de forma concreta. Esse olhar mais humano e sensível do governador Riedel é essencial para que políticas como essa avancem. Cuidar dos animais também é cuidar da nossa gente".

Segundo Tuta, a criação da Superintendência da Causa Animal marca uma nova fase na gestão pública do Estado. “Estamos vendo uma transformação cultural. Prefeitos e prefeitas estão sendo conscientizados, e isso vai se refletir em mais investimentos e políticas permanentes nos municípios".
Além da ação prática, a Caravana da Castração busca engajamento popular com o slogan “Castração é um ato de amor”. A expectativa da Suprova é que o programa gere impacto direto no controle populacional de animais e na diminuição de doenças transmissíveis, consolidando Mato Grosso do Sul como referência nacional na proteção e bem-estar animal.
A assinatura dos contratos com a empresa responsável pelo serviço está em fase final. Após a confirmação, será divulgado o calendário oficial da caravana.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.