ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Projeto sul-mato-grossense leva teatro gratuito a crianças de Chapadão do Céu

Por Thailla Torres | 24/04/2025 18:55
Projeto sul-mato-grossense leva teatro gratuito a crianças de Chapadão do Céu
Espetáculo "Pelega e a Porca Prenha – Episódio: Na Mata do Pequi"

Chapadão do Céu (GO) recebe nesta sexta-feira, 25 de abril, duas apresentações gratuitas do espetáculo "Pelega e a Porca Prenha – Episódio: Na Mata do Pequi", do Grupo UBU. A peça será encenada na Escola Municipal Dona Amélia Garcia Cunha, às 8h30 e 14h.

O grupo sul-mato-grossense percorre cidades com pouco acesso à cultura por meio do projeto Escambo UBU – Fronteiras do Mato Sul, que já passou por Corumbá, Sonora (MS) e Rondonópolis (MT). Agora, Chapadão do Céu é a quarta cidade da rota e a segunda em Goiás a receber o espetáculo.

Voltado a crianças de 8 e 9 anos, o teatro mistura humor, música e personagens inspirados no folclore do Cerrado, promovendo um momento de diversão e aprendizado. Após a apresentação, alunos e professores participam de uma vivência com o elenco, relacionando arte com temas ambientais e sociais do cotidiano escolar.

“O Escambo está alcançando lugares onde o acesso à arte é limitado. Ver tantas mãos se levantando quando perguntamos quem está vendo teatro pela primeira vez emociona”, conta Douglas Moreira, ator do grupo.

A ação tem sido celebrada pela comunidade escolar. “Chapadão do Céu ainda não tem teatro, mas não abrimos mão de oferecer cultura às nossas crianças”, afirma a coordenadora pedagógica Nataly Ribeiro de Souza Dias.

O projeto é viabilizado com apoio da Funarte, ligada ao Ministério da Cultura, e também conta com parcerias da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, da Setesc e do Governo do Estado. A iniciativa seguirá por cidades de Minas Gerais, São Paulo e Paraná até o fim da circulação.

A programação completa e registros da viagem estão disponíveis no Instagram do grupo @grupoubu.

Nos siga no Google Notícias