Prefeitura oferece consulta veterinária grátis para cães e gatos gripados
Em semana em que temperaturas na Capital ficaram abaixo dos 8ºC, animais também precisam de cuidados extras
Em semana em que temperaturas na Capital ficaram abaixo dos 8ºC, a Prefeitura de Campo Grande decidiu fazer alerta para os cuidados extras necessários também com os animais de estimação. Por causa do frio intenso, cães e gatos também podem ser acometidos por gripes.
Mas, caso os reforços nos cuidados com a saúde, alimentação e uso de roupas especiais para aquecer os bichinhos não sejam suficientes, a administração municipal lembra que a Subea (Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal) mantém na cidade três consultórios veterinários com atendimento gratuito.
Por dia, a capacidade de atendimento é de 30 animais, sendo 15 no período da manhã (8h às 10h30) e 15 no período da tarde (13h30 às 16h30), sempre às segundas, terças, quinta e sextas-feiras. Às quartas, a equipe realiza visitas às ONGs (Organizações Não-Governamentais) e protetores independentes.
Para mais informações é só ligar no 2020-1397 ou se dirigir à Rua Rui Barbosa, nº 3538, no Centro.
Alerta – Cachorrinhos e gatinhos também podem enfrentar gripes e em geral, apresentam febre. Em caso de temperatura corpórea do cão ou gato mais elevada, esta deve ser aferida com o uso de termômetros locais adequados e não pelo nariz, como muitos tentam. Ainda de acordo com os profissionais da Subea, o animal com febre fica abatido, come menos e deve ser levado para consulta.
O alerta profissional é para que o dono nunca tente medicar o animal sem receita. Substâncias anti-inflamatórias podem provocar o óbito do mascote, vítima de perfuração gástrica. Já os felinos, por exemplo, são intolerantes a medicações como o paracetamol.
Cuidados – Veterinários recomendam o uso de roupinhas para cães de pelo curto. Para cachorros de pelo longo, é preciso estar atendo ao embolamento dos fios, que podem até provocar lesões na pele.
“Os gatos, geralmente, não se adaptam bem com roupinhas. Além disso, cães e gatos, mesmo aqueles habituados ao uso de vestimentas de algodão, podem ser alérgicos à lã ou tecidos sintéticos”, explica texto divulgado pela Subea.
Frio dá mais fome? – A quantidade e o tipo de ração oferecida aos animais deve ser a mesma nas quatro estações do ano e os passeios diários, preferencialmente, em horários de sol, recomenda a secretaria.
Durante a frente fria, é melhor evitar o banho nos cãezinhos, mas se for necessário, a orientação é secar bem o animal, após ducha de água morna, para afastar a possibilidade de fungos na pele e doenças como otite. Durante a lavagem, o indicado é a utilização de produtos leves como o sabão de coco ou glicerina.