Primeiro dia de atendimento em novo endereço agradou pacientes da Casa da Saúde
Ambiente e ventilação fizeram a diferença para quem esperava por medicamentos no Albano Franco, nesta quarta

Pacientes que aguardavam a retirada de medicamentos, no novo endereço da Casa da Saúde, na manhã desta quarta-feira (27), revelaram estar satisfeitos com a instalação. O Centro de Convenções Albano Franco será sede temporária da Assistência Farmacêutica Especializada até que a SES (Secretaria Estadual de Saúde) encontre um novo prédio.
A mudança aconteceu devido à ocorrência de um incêndio no antigo local e a inviabilidade de reformar a unidade. No primeiro dia de atendimento, pacientes ressaltaram que a ventilação e o ambiente deixaram a espera menos penosa.
Zenaide Velasquez Alvez, de 67 anos, não sentiu tanta diferença nos endereços, já que o tempo de deslocamento é igual. Residente do bairro Paulo Coelho Machado, a dona de casa gostou da instalação.
“Acho que a mudança foi pra melhorar, porque o prédio estava deteriorado. Aqui é bem melhor, olha o vento. Bem mais gostoso. Lá as salas eram fechadas, aqui é mais ampla.”
O engenheiro agrônomo Leonardo Packer, de 41 anos, foi até o local buscar remédio para o filho de 9 anos. Para ele, a localização ficou melhor. “O deslocamento melhorou bastante pra gente e aqui também o espaço é bem mais amplo. Sempre foi bom o atendimento, o único ponto é que a gente fica horas esperando. Mas estamos ganhando medicação que é cara então vale a pena”.
Aposentada e usuária de transporte público coletivo, Andrea Paz Melgar, de 77 anos, faz tratamento de reumatismo e pega todos os meses o medicamento na Casa da Saúde. O trajeto de ônibus também não teve alterações significativas para ela, que saiu do bairro Nova Campo Grande, fez integração no Centro e pegou um ônibus direto para a Avenida Mato Grosso, onde o centro está localizado.
“O motorista me disse onde descer. Saí de casa às 5h30 para chegar às 7h. Eu ia na segunda-feira, mas uma senhora na 26 de agosto que estava conversando comigo me avisou que estava fechado e vim hoje, aí estou esperando.”
Andrea também reclama por não ter sido comunicada previamente sobre a alteração do endereço. “Agora, a próxima vez que eles mudarem eles têm que avisar a gente”, completa.

Atendimento - Josi Mariane, superintendente de atendimento da SES, explicou que o comunicado aos pacientes foi feito via mensagem virtual e pelas redes sociais da Casa da Saúde, no sábado e domingo. De acordo com ela, todos pacientes cadastrados no sistema receberam.
O atendimento acontece por senha, nesta quarta, quinta e sexta até as 18h, para pacientes que já possuem cadastro. Já os novos, as senhas serão entregues até as 15h. Aos sábados, o local estará de portas abertas das 7h às 11h para pacientes cadastrados e até as 10h para os novos. “A partir da semana que vem retorna ao horário de funcionamento normal da Casa da Saúde”.
Novo endereço - Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (25), o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, detalhou os motivos da transferência provisória da Casa da Saúde de Campo Grande para o Centro de Convenções Albano Franco. Conforme o titular, o tempo em que a Casa da Saúde permanecerá sediada no Albano Franco não deve passar de dois meses.
"Se possível, queremos mudar até antes disso", disse o titular da secretaria. O local provisório foi a escolha por ser amplo e haver linhas de ônibus que saem do Centro e param em frente a ele.
O Governo Estadual iria destinar R$ 700 mil para fazer mudanças no antigo prédio do Bairro Cabreúva. Quando o projeto final para uma nova sede ficar pronto, o valor pode ser alterado, conforme foi dito na coletiva.
Possíveis novos locais são vistoriados pela equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. O secretário não adiantou onde estão os que estão recebendo e vão receber a inspeção.
Canal de atendimento - Pacientes que precisem entrar em contato com a Casa da Saúde podem contatá-los pelo número (67) 9928-3463.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.