ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Principais prejuízos de temporal são quedas de árvores

As ocorrências foram durante as chuvas da noite que também atingiram semáforos, escolas e unidades de saúde

Por Jackeline Oliveira e Bruna Marques | 20/10/2023 11:43
Principais prejuízos de temporal são quedas de árvores
Prefeita Adriane Lopes (PP) durante coletiva de imprensa na sede da Defesa Civil (Foto: Bruna Marques)

Durante coletiva de imprensa na sede da Defesa Civil de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes (PP) ao lado do chefe do órgão, Aparecido Duarte Portela, conhecido como Tenente Portela, avaliou os danos causados pelas fortes chuvas e vendaval ocorridos na noite de ontem e na madrugada de hoje na Capital. Adriane apontou quedas de árvores como o principal prejuízo.

A prefeitura recebeu mais de 130 solicitações de árvores caídas e durante a madrugada foram 57 atendimentos. “Estamos priorizando as vias de acesso, desobstruindo entradas de bairros e trabalhando em toda a cidade, são 420 homens atuando em várias frentes de trabalho, com 22 máquinas e 23 caminhões para deixar Campo Grande da forma que a população espera”, afirma.

Principais prejuízos de temporal são quedas de árvores
Equipe de trabalho da prefeitura retirando árvore caída na rua Euclides da Cunha, na esquina com a Espírito Santo (Foto: Assessoria prefeitura)

A Defesa Civil alerta e solicita que as pessoas que se depararem com árvores caídas não tentem retirar os galhos e troncos, uma vez que eles podem estar energizados e causar choque elétrico.

Além da queda de árvores, 12 escolas foram atingidas pelo temporal e tiveram as aulas suspensas até o fim dos reparos, seis unidades de saúde e duas unidades da assistência social também vão receber manutenção nos estragos causados pelo temporal.

A prefeita afirmou também que 70 famílias da comunidade Homex foram atingidas pelo vendaval e serão atendidas pelas equipes da Secretaria de Assistência Social.

Questionada sobre os prejuízos financeiros, a prefeita alegou que as secretarias ainda estão recebendo as demandas e que até o final do dia poderá apresentar números mais específicos dos danos causados.

A Defesa Civil e a prefeitura estão numa força-tarefa para atender as demandas das chuvas e para isso solicita que a população entre em contato através dos telefones 199 e 153 para avisar sobre pontos de alagamentos, semáforos com problema ou vias obstruídas por árvores, para que o serviço seja realizado com celeridade.

Principais prejuízos de temporal são quedas de árvores
Semáforo desligado por conta das chuvas na noite desta quinta-feira na Capital (Foto: Alex Machado)

De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Trânsito), foram registradas 80 ocorrências entre desligamentos e semáforos intermitentes e os agentes de trânsito estão fazendo rondas para verificar se há mais locais afetados pelo temporal de ontem.

O gerente de Fiscalização do Trânsito, Carlos Guarini, solicita prudência e atenção no trânsito: “É uma situação atípica, não podemos controlar. Por isso, é importante que os condutores mantenham a atenção, reduzam a velocidade nos cruzamentos e respeitem as regras de trânsito”.

Ainda conforme divulgado pela prefeitura, ainda nesta quinta-feira (19), a Sisep esteve realizando serviços no Trevo Imbirussu, na Avenida Bandeirantes com Avenida Manoel da Costa Lima, no Bairro Guanandy; na Rua Ciro Nantes da Silveira com Avenida Prefeito Heraclito Diniz de Figueiredo, no Bairro Jardim Seminário; Rua do Cabo com Rua dos Crustáceos, no Bairro Coophavila I; na Rua Manoel Gonçalves Neto com Rua Moçambique, no Bairro Jardim Centenário.

Apenas nesta manhã desta sexta-feira (20), as equipes estiveram realizando serviços em 17 locais. Desses oito ficam localizados no Centro da Capital, sendo eles: Rua 14 de Julho, Rua 15 de Novembro, Rua Pedro Celestino, Rua Joaquim Murtinho, Rua Doutor Arthur Jorge, Rua Treze de Maio, Travessa Dona Sabina e Rua Euclides da Cunha.

Além dos endereços mencionados, as Rua Antônio Maria Coelho, no Bairro Vila Planalto, Rua Rio Grande do Sul, no Bairro Jardim dos Estados, Rua Onze Horas Com Iemanjá, no Bairro Aero Rancho, Avenida Rachid Neder, no Bairro São Francisco, Avenida Ceara, no Bairro Vila Antônio Vendas, Avenida Ricardo Brandão, no Bairro Chácara Cachoeira.

Em três pontos da extensão da Avenida Afonso Pena, na região dos Bairros  Parque dos Poderes,  Chacara Cachoeira e Santa Fé, também receberam equipes da Sisep.

(*) Matéria alterada às 12h48 para acréscimo de informações.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias