Programa que ajuda pessoas a perderem o medo de dirigir termina nesta sexta
Processo começou em 2023 com ações práticas e até terapia em grupo; novo edital deve ser aberto este ano
O programa do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) que ajuda pessoas a perderem o medo de dirigir realizou a última etapa nesta sexta-feira (9). O processo começou em 2023 e as participantes tiveram vivência prática na direção de veículos e também contaram com terapia em grupo.
Segundo a diretora de Educação de Trânsito do órgão, Andrea Moringo, o programa é formado por três etapas – acolhimento, terapia e vivência na prática para quem está em processo de formação ou já é habilitado.
A parte prática aconteceu nas ruas do Bairro São Francisco. Os participantes foram acompanhados por instrutores de trânsito. A ação contou com a parceria do Centro de Formação de Condutores da Capital.
“As pessoas que já são habilitadas precisam dessa vivência prática para entender que conseguem e que precisam praticar ou melhorar em alguns aspectos. Já os não habilitados podem iniciar o processo”, explica Andrea.
Já a terapia em grupo foi realizada pela Clínica Escola da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). As 20 participantes do programa foram ajudadas no processo de vencer o medo. No entanto, alguns ainda devem continuar sendo acompanhados ou precisaram fazer mais aulas de direção.
“O programa Vencendo o Medo de Dirigir é um instrumento que vai ajudar a enfrentar essa situação. Alguns participantes vão precisar de mais terapia, outros de mais aulas de direção, mas já é possível identificar a dificuldade de cada um, para podermos resolver”, explica a gerente de Projetos e Campanhas do Detran-MS, Glaucimara Lopes Schneider Hova.
Agora em 2024, o Detran-MS deve abrir novo edital de seleção para participação no programa Vencendo o Medo de Dirigir.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.