ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Qualidade da água dos córregos melhora em comparação a 2022

A qualidade classificada como "boa" melhorou em 22%, enquanto que a "regular" caiu em 16%

Clara Farias | 25/08/2023 12:49
Qualidade da água dos córregos melhora em comparação a 2022
Nova placa com a qualidade do Córrego Prosa, em Campo Grande (Foto: Divulgação)

A qualidade da água dos córregos da Capital melhoraram em comparação ao ano anterior. A qualidade "boa" melhorou em 22%, enquanto que as qualidades "regular" e "ruim" reduziram em 16% e 6%, respectivamente, em comparação ao 3° trimestre de 2022. Os dados são da Prefeitura de Campo Grande, que em comemoração aos 124 anos do município realizará a troca das placas de monitoramento da água.

De acordo com a prefeitura, os índices de melhoria da água dos córregos são resultado de ações de fiscalização realizada pelo Programa Córrego Limpo, existente há 14 anos na Capital. O monitoramento feito pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) contempla 83 pontos de amostragem distribuídos em nove microbacias da cidade.

As coletas de amostras d'água são realizadas trimestralmente na Capital, e são analisados nove parâmetros de qualidade, como temperatura, PH, OD, DBO, coliformes termotolerantes, nitrogênio total, fosfato total, turbidez e sólidos totais. As coletas são realizadas pela Águas Guariroba e encaminhadas à Semadur para realizar os cálculos do índice de qualidade de água. O resultado do cálculo é graduado em uma escala de 0 a 100, classificando a qualidade da água em péssima, ruim, regular, boa e ótima.

Foram disponibilizadas, em alguns pontos de monitoramento, placas informativas sobre a qualidade da água. As novas placas possuem QRCode para acessar os relatórios anuais de todos os pontos de monitoramento da Capital desde 2009.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias