"Revitalizar" Funai em Campo Grande é expectativa com nomeação de Terena
Elvisclei Polidorio foi nomeado nesta terça-feira (4) para coordenar o órgão, que atualmente se chama Funapi
Foi nomeado nesta terça-feira (4), em publicação do Diário Oficial da União, Elvisclei Polidorio como o novo coordenador regional da antiga Funai (Fundação Nacional do Índio) e atual Funapi (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) em Campo Grande. A indicação veio do Conselho do Povo Terena de Mato Grosso do Sul, com a expectativa de "revitalizar" o órgão e suas atribuições.
"Ele não foi escolhido apenas por ser indígena, mas também por ser membro de base há anos dessa nossa luta por educação, saúde e demarcação dos nossos territórios. Temos confiança nele e estamos muito esperançosos de que com o governo Lula e a criação do Ministério dos Povos Indígenas possamos revitalizar a Funapi, para que caminhe com seus próprios pés", afirmou o assessor político do Conselho Terena, Arildo Alves Alcântara.
Ao comentar a nomeação, Elvisclei Polidoro afirmou que dará início a um trabalho muito árduo, começando por ouvir caciques, traçar um plano e organizar a Funapi. "Vamos começar do zero", declarou ao Campo Grande News.
São atribuições da Funapi em Campo Grande coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de povos indígenas de Mato Grosso do Sul.
Currículo - Elvisclei Polidorio é professor formado em Ciências Sociais pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), onde atualmente cursa mestrado em Antropologia. Atuou como coordenador técnico local da Funai em Miranda-MS, entre 2014 e 2020, fazendo atendimento à população indígena e elaborando projetos voltados às comunidades. Além disso, é integrante do Conselho do Povo Terena e palestrante.