Samu diz que só enviou 13 pacientes em 12h ao Hospital Regional
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) negou o envio de 35 pacientes para os postos de saúde 24 horas e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), em duas horas, nesta sexta-feira (30), que foram transferidos para o HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian. A diretoria do hospital havia declarado que o número elevado de pessoas transferidas, causou uma superlotação no local.
De acordo com o coordenador do Samu, Eduardo Cury, em um período de 12 horas foram encaminhados às unidades de saúde, 13 pacientes, e não 35 como informou a diretoria do HR. “Nós fizemos um levantamento e constatamos que em 12 horas foram enviados aos centros de saúde 13 pacientes. Temos como comprovar o fato, por que registramos cada um deles pelos nomes e com senhas”, destacou.
Segundo Cury, o HR está lotado por conta dos pacientes que são transferidos do interior para a Capital, por falta de vagas. Além disso, ele denunciou uma situação comum que não deveria acontecer na área da saúde em Campo Grande. “Sabemos que nos CRSs (Centro Regional De Saúde) e nas UPAs existem de 20 a 25 pacientes internados. Isso não deveria ocorrer. Essas unidades são apenas para atendimentos menores e não emergenciais”, explicou.
O diretor do HR, Rodrigo Aquino, tinha dito ao Campo Grande News, que hoje, o fluxo incomum de pacientes fez com que a unidade atendesse 50% mais do que sua capacidade. Ele havia afirmado que 35 pacientes foram encaminhados pelo Samu para as unidades Nova Bahia, Universitário, Tiradentes, Guanandi, Vila Almeida e Coronel Antonino, e posteriormente transferidos para o hospital.