ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Santa Casa inaugura banco de leite após dois anos de obras

Hospital usou recursos próprios e do Ministério da Saúde para reformar unidade

Anahi Zurutuza | 04/11/2022 12:45
Santa Casa inaugura banco de leite após dois anos de obras
Bebezinho recebendo leite materno. (Foto: Santa Casa/Divulgação)

A Santa Casa de Campo Grande inaugura na segunda-feira (7) o novo banco de leite humano após dois anos entre a liberação de recursos para o projeto e as obras.

A unidade existe dentro do hospital desde outubro de 2004 e agora, contará com ambientes mais adequados, como sala de recepção, registro e triagem de doadoras, salas de paramentação com lavabo para doadoras e para a equipe, sala de coleta com sete poltronas, sala para nutrição, consultório médico, depósito para materiais de limpeza.

Também foram reformados os banheiros dos funcionários, a sala de processamento, a sala de higienização, o laboratório de controle de qualidade, o armazenamento do leite pasteurizado e a sala de porcionamento e distribuição do leite humano.

Para as obras, foram gastos R$ 250 mil do Ministério da Saúde e R$ 190 mil da contrapartida da Instituição.

“Não existe fórmula artificial que se assemelhe ao leite materno, então, investir no crescimento do banco de leite é investir no futuro, garantindo assim que nossas taxas de mortalidade neonatal continuem baixas, principalmente para os bebês que, por variados motivos, não teriam acesso ao leite humano”, afirma o presidente da Santa Casa, Heitor Rodrigues Freire.

A equipe da unidade é composta por uma médica, uma nutricionista, uma farmacêutica/bioquímica e seis atendentes. O serviço conta ainda com o apoio de um militar bombeiro voluntário que auxilia na coleta externa. Hoje, são 50 doadoras que ajudam a manter o estoque mensal e o banco conta também com um veículo exclusivo para a coleta.

Em outubro de 2022, por exemplo, o banco coletou 127 litros de leite materno que beneficiaram 52 bebês prematuros.

Nos siga no Google Notícias