Secretaria inicia obra emergencial para conter voçoroca no Nova Lima
Problema é antigo e chuvas da última semana provocou aumento da erosão na Rua Lino Villachá, próximo do Hospital São Julião
Equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura de Serviços Públicos) iniciaram obra emergencial de controle da erosão na área do Hospital São Julião, no bairro Nova Lima. As chuvas da semana passada aumentaram o tamanho da voçoroca, problema antigo e ainda sem data para solução.
Cerca de 15 funcionários da Sisep estão no local. Parte do grupo está fazendo a limpeza na Rua Lino Villachá, retirando matagal e refazendo parte da calçada. Outros preparam o aterramento parcial da cratera, hoje, com seis metros de profundidade, próximo do portão de acesso ao hospital.
O buraco começou a se formar em 2008 e somente avançou com o passar do tempo sem que obra definitiva contivesse a erosão.
O problema se agravou, após chuvas entre os dias 12 e 13 de maio, registrando 132 milímetros, o que era esperado para o mês, situação aliada ao processo de urbanização nos bairros do entorno, Jardim Anache e Nova Lima, que receberam drenagem e pavimentação. O aterro não suportou o volume de água.
Com a entrada do funcionamento da drenagem, que dependia da construção de algumas bocas de lobo, a expectativa de que a intervenção iniciada agora resolva o problema da erosão temporariamente. A obra deve durar cerca de dez dias.
Em etapa seguinte será feita a dragagem das bacias de contenção existentes no Córrego Botas. Também está sendo preparada a licitação da drenagem e pavimentação da última etapa do Nova Lima, que abrange exatamente está parte do bairro que margeia a Rua Lino Villacha.