Sem nova remessa, vacinação fica suspensa para novos públicos nesta terça-feira
Quantitativo de imunizantes do 13º lote deve chegar entre quarta e quinta-feira
Sem nova remessa de vacina contra a covid-19, fica suspensa a abertura de imunização para novos públicos nesta terça-feira. A expectativa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é que o 13º lote do imunizante seja enviado pelo Ministério da Saúde entre quarta e quinta-feira desta semana.
Conforme a secretaria, não há uma confirmação oficial sobre data de recebimento de novas doses. “Momentaneamente, o calendário de vacinação para a população segue suspenso. Nesta semana, continuam sendo vacinados profissionais de saúde dos hospitais com segunda dose de Astrazeneca e a população indígena não aldeada com doses remanejadas para atendimento exclusivo deste público”.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) também ainda não sabe exatamente quando devem ser enviadas novas doses.
Desde o dia 18 de janeiro, quando teve início a campanha de vacinação, Mato Grosso do Sul recebeu 630.110 doses de vacina. De uma população de mais de 2,8, 14,13% receberam o imunizante.
Apesar da paralisação parcial da aplicação da vacina, o Estado segue sendo o primeiro do País em número de imunizados.
Nesta segunda-feira, a prefeitura abriu um pré-cadastro para identificação prévia de pessoas 55 e 59 anos que serão vacinadas contra a covid-19, em Campo Grande. O cadastramento, apesar de não ser obrigatório, agilizará o atendimento de quem deve ser vacinado reduzindo o tempo de permanência no local da imunização.
O PNI (Programa Nacional de Imunizações), determina que este público só poderá ser imunizado após a vacinação completa de pessoas com idade na casa dos 60 anos.
Para realizar o cadastro é necessário preencher um questionário com dados pessoais no site da prefeitura de Campo Grande: vacina.campogrande.ms.gov.br. A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir se identificar pela internet poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios.