Semáforos em rotatórias da Joaquim Murtinho começam a funcionar para testes
Equipamentos foram instaladas há cerca de duas semanas; medidas fazem parte do reordenamento do trânsito, na região
Os semáforos instalados na região das rotatórias da Joaquim Murtinho, com as Avenidas Ceará e Eduardo Elias Zahran, começam a funcionar em caráter experimental, nesta sexta-feira (15). O anúncio foi feito pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, no início da tarde de hoje (15).
Os equipamentos foram instalados há cerca de duas semanas. Neste períodos, equipes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) têm se revezado no local, auxiliando motoristas. As mudanças fazem parte do reordenamento do trânsito, na região, e buscam desafogar pontos de congestionamento.
“Os semáforos serão sincronizados de forma que haja fluidez no trajeto entre as duas rotatórias e diminua o congestionamento nos horários de pico”, ressaltou Marquinhos durante live em seu perfil oficial no Facebook.
Estima-se que pelo menos 68 mil veículos circulem por dia pela região, conforme levantamento da prefeitura. Quem passa pelo local percebe que o cenário mudou. Além dos semáforos, o trecho recebeu novo paisagismo e sinalização horizontal. Também foram feitas readequações nos canteiros e abertura da alça que facilita o acesso ao centro da cidade pela Joaquim Murtinho.
Conforme técnicos da Agetran, o período de funcionamento experimental, que começa amanhã, é necessário para ajustar os tempos e contagem do fluxo de veículos.
Esta é a terceira intervenção em rotatórias promovida pela Prefeitura, desde 2017. O mesmo foi feito nas rotatórias da Mato Grosso/Nelly Martins, por onde circulam cerca de 38 mil carros por dia, e da Interlagos com a Gury Marques, com movimento de aproximadamente 44 veículos por dia.
Modernidade – As mudanças no trânsito na região da Joaquim Murtinho contam ainda com a modernização de semáforos da Avenida Eduardo Elias Zahran. Em um trecho que vai até a confluência das
avenidas Calógeras e Costa e Silva, semáforos receberam câmeras que farão a contagem do fluxo de veículos. Dois novos sinaleiros também foram instalados.
O projeto de modernização dos semáforos da Avenida Elias Zahran também prevê a implantação de fibra óptica, que vai possibilitar o sincronismo dos equipamentos, com a instalação de novos controladores. Isso permitirá (quando houver uma central de monitoramento na Agetran) o ajuste praticamente online do tempo dos sinais, conforme o maior ou menor fluxo de veículos.