Semáforos são instalados em rotatórias da avenida Joaquim Murtinho
Operários trabalham durante o feriado para entregar a obra no início de maio
Parte do conjunto de 15 semáforos necessários para o reordenamento do trânsito na rotatória da Avenida Joaquim Murtinho, nos cruzamentos com a Ceará e depois com a Zahran, já foram instalados e as obras, iniciadas em novembro do ano passado, caminham para o final. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fioresi, a previsão é entregar o projeto finalizado no início de maio.
No início da tarde desta terça-feira, operários trabalhavam na obra. No trecho que liga entre a Rua Joaquim Murtinho e a Avenida Eduardo Elias Zahran, o projeto está avançado e aguarda apenas os últimos acabamentos, como sinalização horizontal e paisagismo. Os semáforos foram colocados, mas ainda seguem cobertos com saco preto.
Já no trecho que liga a Ceará a Joaquim Murtinho ainda é necessário finalizar o pavimento e a construção de meio-fio ainda está em andamento.
Conforme Fioresi, apesar das obras terem algumas interrupções, uma delas no início da pandemia do novo coronavírus, por 15 dias, em decorrência de decreto de isolamento social, no entanto, período de estiagem verificado nos últimos dias beneficiou a execução do projeto.
Nesta região onde está em execução o projeto de reordenamento viário, o volume de tráfego, de 68 mil veículos, é maior que o registrado nas rotatórias das avenidas Mato Grosso/ Nelly Martins (38 mil veículos/dia ) e da Interlagos com a Gury Marques (44 mil veículos/dia), que receberam semaforização.
De acordo com o chefe de Fiscalização da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Carlos Guarini, a intenção é evitar congestionamentos em horários de pico. “Vai melhorar a fluidez do trânsito ali”, explicou.
Intervenção - Desde 2017, esta é a terceira intervenção em rotatórias promovidas pela prefeitura. Eram locais que registravam congestionamentos até a implantação do projeto de semaforização desenvolvido pela Agetran .
Projetos semelhantes foram executados nas rotatórias da Via Park com a Avenida Mato Grosso, atrás do Parque das Nações Indígenas, e da Avenida Costa e Silva com a Interlagos, próximo ao campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).