ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 28º

Capital

"Vamos avaliar", diz prefeita sobre ordem para pagar protetores de animais

Executivo fará reunião nesta terça-feira para discutir ressarcimento de ONGs e protetores independentes

Por Idaicy Solano | 14/11/2023 10:21
Prefeita Adriane Lopes (PP), durante o lançamento da campanha de matriculas da rede municipal de ensino, na manhã de hoje (Foto: Idaicy Solano)
Prefeita Adriane Lopes (PP), durante o lançamento da campanha de matriculas da rede municipal de ensino, na manhã de hoje (Foto: Idaicy Solano)

A Prefeitura de Campo Grande fará reunião nesta terça-feira (14) para discutir o ressarcimento dos gastos com os serviços prestados por ONGs (Organizações Não Governamentais) e protetores independentes de animais na Capital.

A declaração foi feita pela prefeita Adriane Lopes (PP), durante o lançamento da campanha de matrículas da rede municipal de ensino, na manhã de hoje. "Nós vamos entender a decisão, avaliar com as nossas equipes. Nós temos uma reunião hoje para tratar dessa pauta".

A Justiça ordenou que as ONGs e protetores independentes, que resgatam cães, gatos e outros bichos das ruas da Capital, de maneira voluntária, sejam ressarcidos dos gastos pelo Executivo. A decisão veio do Tribunal de Justiça, que aceitou as alegações do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), em um recurso, após o juiz de primeiro grau rejeitar o pedido de liminar em uma ação civil pública.

Por determinação judicial, o município terá ainda de “implementar plano de ação para o manejo dos animais acolhidos nos lares temporários, com realização de campanhas periódicas de educação ambiental, posse responsável e auxílio no encaminhamento para adoção, mediante realização de feiras de adoção”. A Prefeitura de Campo Grande tem 90 dias para obedecer a decisão.

Animais resgatados - Levantamento feito pela Comissão de Defesa dos Direitos Animais da OAB/MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul), feito entre abril e agosto do ano passado, estima que na Capital 2,8 mil bichos foram resgatados das ruas por ONGs e protetores independentes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias