"Vamos avaliar", diz prefeita sobre ordem para pagar protetores de animais
Executivo fará reunião nesta terça-feira para discutir ressarcimento de ONGs e protetores independentes
!["Vamos avaliar", diz prefeita sobre ordem para pagar protetores de animais "Vamos avaliar", diz prefeita sobre ordem para pagar protetores de animais](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2023/11/14/1y0dbkwd4r39z.jpeg)
A Prefeitura de Campo Grande fará reunião nesta terça-feira (14) para discutir o ressarcimento dos gastos com os serviços prestados por ONGs (Organizações Não Governamentais) e protetores independentes de animais na Capital.
A declaração foi feita pela prefeita Adriane Lopes (PP), durante o lançamento da campanha de matrículas da rede municipal de ensino, na manhã de hoje. "Nós vamos entender a decisão, avaliar com as nossas equipes. Nós temos uma reunião hoje para tratar dessa pauta".
A Justiça ordenou que as ONGs e protetores independentes, que resgatam cães, gatos e outros bichos das ruas da Capital, de maneira voluntária, sejam ressarcidos dos gastos pelo Executivo. A decisão veio do Tribunal de Justiça, que aceitou as alegações do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), em um recurso, após o juiz de primeiro grau rejeitar o pedido de liminar em uma ação civil pública.
Por determinação judicial, o município terá ainda de “implementar plano de ação para o manejo dos animais acolhidos nos lares temporários, com realização de campanhas periódicas de educação ambiental, posse responsável e auxílio no encaminhamento para adoção, mediante realização de feiras de adoção”. A Prefeitura de Campo Grande tem 90 dias para obedecer a decisão.
Animais resgatados - Levantamento feito pela Comissão de Defesa dos Direitos Animais da OAB/MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul), feito entre abril e agosto do ano passado, estima que na Capital 2,8 mil bichos foram resgatados das ruas por ONGs e protetores independentes.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.