Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para uso de fogos de artifício
Com a proximidade do Ano Novo, o Corpo de Bombeiros divulgou uma lista com dicas para utilizar os fogos de artifícios de forma segura.
O cuidado começa na compra: o produto deve ser adquirido em locais que tenham certificado de vistoria dos bombeiros e autorização para comercializar os artefatos.
A orientação é que a compra e uso seja realizada por maiores de idade. Caso o produto possa ser usado por pessoas com menos de 18 anos, é importante a supervisão de um adulto.
O comprador também deve verificar a data de validade, pois fogos artifícios vencidos potencializam o risco de acidentes, e seguir as orientações do fabricante. Na hora do uso, nunca solte fogos de artifício em ambientes fechados ou em direção a pessoas e animais.
Outra medida de segurança é tomar cuidado com o efeito retardado, pois os fogos podem falhar temporariamente. Se isso ocorrer, considere o artefato ativo, mantendo-o apontado para o alto; caso o artefato não seja acionado, não tente o acionar novamente, descarte-o. Também não coloque os artefatos no bolso.
Em caso de queimaduras, coloque a área afetada em água corrente e acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.