CNJ suspende prova e TJ reabre inscrição de concurso dos cartórios
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinou a suspensão das provas, previstas para domingo, e a reabertura das inscrições do concurso dos cartórios. O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) acatou a decisão e vai relançar o edital conforme as novas regras determinadas pelo órgão nacional.
Na manhã de hoje, a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, suspendeu a aplicação das provas previstas para o dia 30 de março deste ano.
O conselheiro Flávio Sirangelo, do CNJ, determinou que o edital 01/2013 sofra alterações, como a cumulação de títulos no concurso para a delegação de notas e registros públicos.
As inscrições realizadas continuam valendo. Os candidatos terão 15 dias para requerer a desistência. Os novos prazos não foram divulgados pela assessoria do Tribunal de Justiça.
O concurso prevê o preenchimento do cargo de titular de 74 cartórios. Alguns estabelecimentos chegam a faturar R$ 17,1 milhões por ano e outros estão vagos há mais de 10 anos.
O CNJ concedeu liminar para barrar a acumulação irrestrita de títulos. conforme denúncia, para somar mais pontos nesta etapa da seleção, houve uma corrida por cursos de pós-graduação, com candidato fazendo 20 especializações em seis meses.