Com 515 concorrentes por vaga, Defensoria realiza concurso neste domingo
São 3.611 inscritos que concorrem às vagas abertas após aposentorias e pedidos de exonerações
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realiza neste domingo (30), às 14h, primeira prova do XVIII concurso público de provas e títulos para os cargos de defensora e defensor público substituto. A concorrência é de 515 pessoas por vaga.
O certame tem a supervisão da Comissão de Concurso da Defensoria Pública de MS, oferece sete (7) vagas para provimento imediato mais cadastro reserva e é organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Conforme a defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, a seleção recebeu 3.611 inscrições. O quantitativo registra uma concorrência de aproximadamente 515 pessoas por vaga imediata.
Segundo Patrícia, certame foi viabilizado pelo fato de algumas defensoras e defensores terem pedido aposentadoria, outros solicitaram exoneração por terem sido aprovados em outras carreiras jurídicas e, ainda, os que assumiram cargos em seus Estados de origem.
"São situações que afetam o nosso quadro, impuseram a necessidade da realização de um novo concurso público, principalmente nesse novo momento social da pandemia”, afirma.
A primeira fase, realizada no domingo (30), será na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e a defensora-geral reforça às candidatas e candidatos que observem devidamente o bloco e sala da prova e compareçam com antecedência para evitar aglomerações. “Além disso, importante destacar que todas as pessoas que são de outros Estados fiquem atentas ao fuso horário de MS”, observa a defensora-geral.
Como medida de promoção da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, o XVIII concurso público reserva do total de vagas os percentuais de 5% (cinco por cento) às pessoas com deficiência, 30% (trinta por cento) às pessoas negras e 5% (cinco por cento) às pessoas indígenas.