ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 23º

Empregos

Concessionária deve formar 76 eletricistas e mulheres tem cada vez mais espaço

De prontidão a todo tempo, eletricistas são esquadrão de "anônimos" que mantém MS iluminado 24h por dia

Adriano Fernandes | 16/10/2022 18:01
Concessionária deve formar 76 eletricistas e mulheres tem cada vez mais espaço
Eletricistas realizando manutenção nos altos da Avenida Afonso Pena. (Foto: Energisa)

Com cinco turmas de eletricistas abertas desde janeiro, a Energisa, chega à véspera do Dia do Eletricista, que é comemorado nesta segunda-feira (17) com a expectativa de formar pelo menos, 76 profissionais neste ano. A maioria dos alunos busca ingressar na empresa e aumentar o time de 617 eletricistas da Energisa Mato Grosso do Sul. Muitos deles acumulam anos de experiência na empresa. A área, ainda segundo a concessionária também tem atraído cada vez mais mulheres.

Concessionária deve formar 76 eletricistas e mulheres tem cada vez mais espaço
Tatiane durante uma das provas do curso de formação de eletricista. (Foto: Energisa)

Estudante de Administração e uma das alunas do curso de Formação de Eletricistas, Tatiane Ferreira Gomes, de 27 anos, soube da iniciativa pelas redes sociais e decidiu se desafiar. “No início do curso, durante as provas de baixa tensão na escada, eu fiquei um pouco insegura, mas com os equipamentos de segurança e todas as instruções, fui me desenvolvendo e quando subi na plataforma e vi o céu lá de cima, algo em mim despertou e me apaixonei”, disse.

Com os cabelos presos, uniformes antichamas, equipamentos de proteção individual, e no alto de um poste para realizar uma das provas do curso, Tatiane busca conseguir uma vaga na Energisa e ser a primeira mulher eletricista da empresa em Campo Grande.

“Eu não tinha noção nenhuma de como era esse trabalho; só sabia que a eletricidade chegava à minha casa através da concessionária. Quando comecei a fazer o curso, conhecer a fundo todas as funções dessa profissão, eu percebi o quanto é importante esse trabalho,” conta a aluna.

Funcionário há 30 anos na empresa Ricardo Alves Ribeiro iniciou sua jornada na primeira turma de Formação de Eletricistas da distribuidora de Energia em Mato Grosso do Sul. “Eu tinha 28 anos, era uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho porque a empresa fornecia capacitação, e eu não sabia nem instalar uma tomada. Fui contratado e durante 8 meses participei de diversos treinamentos, fui me destacando e me promoveram a encarregado da equipe de manutenção”, relembra Ricardo.

De encarregado, Ricardo hoje é Líder de equipe de Manutenção de Linha Viva de Subtransmissão e há 19 anos é chefe de equipe. “Vejo como o exercício dessa função progrediu, as novas gerações têm mais acesso ao conhecimento técnico, mas consigo enxergar a troca de experiências entre os antigos e os jovens eletricistas no estado”, comenta.

Concessionária deve formar 76 eletricistas e mulheres tem cada vez mais espaço
Eletricista Ricardo Alves ao lado dos filhos, que decidiram trilhar o mesmo caminho do pai na Energisa. (Foto: Energisa)

Com dois filhos que seguiram seus passos, Ricardo reconhece que mesmo quando ninguém vê é gratificante saber o valor que seu trabalho tem.

 “São mais de 4 mil quilômetros de linhas de energia. Considero que somos anônimos, mas estamos sempre focados na manutenção com muita segurança e dedicação para evitar um defeito futuro, seja numa residência, numa empresa ou até mesmo em hospitais, nós estamos sempre atentos para atender as pessoas”, conclui.

Vagas abertas – A Energisa continua contratando profissionais por todo o Estado, nas mais diversas áreas. Acessando este link https://jobs.kenoby.com/grupoenergisa, o profissional conhece os requisitos necessários e pode ser inscrever para a vaga desejada. O processo seletivo ocorre em ambiente digital, por isso é importante que o candidato preencha corretamente todos os campos e sempre esteja atento ao seu e-mail. Há vagas também para pessoas com deficiência.

Dentre os benefícios oferecidos pela empresa estão bolsa de estudos, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale alimentação, plano de saúde, Programa de Saúde Integrada, parcerias com instituições de ensino para concessão de desconto beneficiando colaboradores e dependentes.

Quando um funcionário é contratado, recebe acesso ao sistema interno da concessionária, que proporciona, à distância, desenvolvimento dos colaboradores na jornada de trabalho. São mais de 200 cursos com trilhas de aprendizagem comercial, de distribuição, liderança, logística, atendimento, suporte e gestão estratégica.

Em 2021, foram mais de 5 mil participações dos colaboradores no portal. Somando cursos presenciais e a distância, foram cerca de 58 mil horas de treinamento. Só neste ano, já somam mais de 37 mil horas.

Concessionária deve formar 76 eletricistas e mulheres tem cada vez mais espaço
Vista aérea de uma das substações de energia da Energisa. (Foto: Energisa)


Nos siga no Google Notícias