Polícia Federal reabre hoje inscrições apenas para candidatos com deficiência
Candidato com deficiência poderá se inscrever apresentando apenas um laudo médico simples
Após pedido do MPF (Ministério Público Federal), a PF (Polícia Federal) reabre nesta terça-feira (30) as inscrições somente para pessoas com deficiência, que devem apresentar apenas um laudo médico simples, subscrito por um único médico. O laudo, porém, deve ter sido emitido nos últimos 12 meses.
As inscrições começam às 10h de hoje e vão até as 18h do dia 1º de abril (horário de Brasília) pelo site do Cebrape. O concurso é para delegado, agente, escrivão e papiloscopista. O edital prevê 1.500 vagas, distribuídas por Mato Grosso do Sul, além de outros sete Estados e unidades da fronteira. O salário previsto no edital é de R$ 23.692,74 para delegados e R$ 12.522,50 para agentes, escrivães e papiloscopistas.
Reabertura - A reabertura veio após MPF (Ministério Público Federal), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, firmar um acordo judicial com a União, para que o edital fosse retificado. A medida questionou e pediu exclusão de um item no edital do certame com exigência quanto à apresentação pelos candidatos com deficiência, já na fase de inscrições, de parecer emitido por equipe multiprofissional e interdisciplinar formada por três profissionais da área de saúde.
Dessa forma, o MPF pediu, ainda, que fosse reaberto o prazo para possibilitar a inscrição daqueles que não se inscreveram em virtude de tal exigência.
Provas adiadas - A PF também adiou as provas do concurso público marcado para 21 de março. A decisão foi tomada devido às medidas restritivas adotada por Estados e municípios para conter o avanço da pandemia de coronavírus. A previsão é de que as provas sejam aplicadas em 23 de maio.