Agentes feridos em atentado a posto policial são transferidos para Assunção
Base da Polícia Nacional na colônia Ypytã foi atacada a tiros ontem à noite
Os três agentes da Polícia Nacional feridos na noite de ontem (21) em atentado a tiros contra unidade da corporação na fronteira com Mato Grosso do Sul serão transferidos de avião ainda nesta manhã para a capital Assunção
Segundo a Polícia Nacional, os três estão fora de perigo, mas serão levados para a capital, onde serão reavaliados pelos médicos em caso de necessidade cirúrgica.
Os policiais estavam no posto da Polícia Nacional na colônia Ypytã, localizada a 100 km de Pedro Juan Caballero e a 40 km de Capitán Bado, cidade paraguaia separada por uma rua de Coronel Sapucaia (a 400 km de Campo Grande).
A polícia suspeita que o ataque tenha sido praticado por grupos terroristas que atuam na região norte do Paraguai, especialmente o EPP (Exército do Povo Paraguaio).
Os policiais feridos são o suboficial major Isaías René Valenzuela, o suboficial principal José Báez e o suboficial inspetor Augusto Adián Ruiz Sanabria.
A Polícia Nacional mandou reforços para a região na tentativa de localizar os autores do atentado. Quatro policiais estavam no posto no momento em que desconhecidos passaram atirando. Um deles não foi atingido.
Naquela mesma região, houve confronto entre militares paraguaios e guerrilheiros do EPP no dia 23 de outubro deste ano. Osvaldo Villalba, considerado o principal líder do grupo terrorista, morreu na troca de tiros. Suspeita-se que o atentado de ontem seja retaliação da guerrilha pela morte de Osvaldo.