Anta gestante é atropelada, fica três dias na estrada e morre após resgate
Animal foi encontrado às margens da BR 262, próximo a Ribas do Rio Pardo, neste domingo
Uma anta (Tapirus terrestris), foi encontrada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) na tarde deste domingo (18), às margens da BR 262, próximo do município de Ribas do Rio Pardo, a 98 km de Campo Grande. O animal estava debilitado e com vários ferimentos provocados pela colisão com um veículo, ainda não identificado. A anta ficou no local por três dias por não conseguir se levantar. O animal não resistiu e morreu após resgate da PMA.
Um cidadão esteve na região e enviou à polícia imagens do animal deitado na beira da pista. No vídeo é possível ouvi-lo dizendo que a anta está na mesma posição há, pelo menos, 72 horas e que ele ajudou o bicho a se levantar.
“Ela está aí há três dia, tá com sede e fome, vou trazer uma água pra dar pra ela. Ela está morrendo de sede. Dá uma dó cara, um animal, olha o buracão que ela cavou com a cabeça, de tanto bater com a cabeça. Ai eu fui, tirei ela agora, levantei ela ai ela melhorou um pouco. Tá respirando. Dá uma dó de um animal desses”, disse.
Em seguida, outra voz aparece nas imagens. “AÍ mãe, a anta que quebrou a perna. Ela não consegue se levantar não, a bichinha. O buraco que ela já fez se debatendo, bem na beira da pista”, relatou
O animal foi resgatado pela PMA junto a uma médica veterinária do CRAS de Campo Grande. De acordo com a polícia, devido a situação de urgência e da necessidade de atendimento em um local mais apropriado, a anta com aproximadamente 230 kg, recebeu remédios para alívio das dores ainda na estrada e, depois, foi sedada e levada para a Capital.
A PMA informou que devido à gravidade dos ferimentos o animal não resistiu e morreu. A equipe ainda tentou salvar o filhote, mas ele também não aguentou.