ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  02    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Após morte de criança por picada de escorpião, município reforça campanha

Segundo o prefeito de Ribas do Rio Pardo, campanha é de prevenção contra o animal que se reproduz em agosto

Clara Farias | 23/08/2023 12:10
Escorpiões em laborátório para pesquisa (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde)
Escorpiões em laborátório para pesquisa (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde)

Após morte de Pyetro Gabriel Arguelho, de 5 anos, na terça-feira (22), que foi picado por escorpião em Ribas do Rio Pardo, Prefeitura reforça campanha de prevenção. De acordo com o prefeito do município, João Alfredo (PSOL), os meses de agosto e setembro são considerados complicados devido ao período de reprodução do animal. A principal orientação da Secretaria de Saúde é de que a população mantenha os quintais limpos.

Ao Campo Grande News, o prefeito informou que a situação foi um caso isolado e que não pode ser considerado como um "surto" de aparição do animal. "Todos os médicos e vigilantes sanitários estão capacitados para atender a população em casos como este, mas foi uma situação isolada", comentou o prefeito.

Ele ressalta que agosto e setembro são os meses de reprodução do escorpião e por isso há campanhas de prevenção contra o animal circulando em rádios e redes sociais do município. Segundo o prefeito, o município fiscaliza e autua proprietários de terrenos que não realizam a manutenção devida, como limpeza e retirada de entulhos e sujeira.

Na campanha da Secretaria de Saúde é orientado que a população limpe os quintais, não deixe camas ou berços encostados na parede, tampem os ralos de pias e banheiros. Além disso, é orientado que olhem os sapatos e brinquedos antes de utilizar.

"Nós recomendamos também que não utilizem veneno para tentar matar o escorpião, pois faz com que eles saiam dos espaços em que estão escondidos e ataquem", pontuou o prefeito.

Segundo João Alfredo, o menino de 5 anos foi atendido no Hospital Municipal Maria Marques Domingues, local em que tomou o antídoto contra a picada de escorpião e devido ao agravamento do caso, foi transferido à Capital. "Estive no velório agora com o pai e mãe do menino, eles me contaram como aconteceu. A casa é toda cimentada, a rua não é pavimentada, o que pode ter contribuído para a situação. Foi uma fatalidade. Lamentamos o falecimento do garoto Pyetro, da nossa Rede Municipal de Educação, onde estamos dando o suporte para a família nessa hora de dor", finalizou.

O caso - O menino de cinco anos, identificado como Pyetro Gabriel Arguelho, faleceu nesta terça-feira (22), uma semana após ser picado por um escorpião que estava em seu sapato. De acordo com a mãe, o menino estava se arrumando para ir para escola no momento em que foi picado. Ele foi atendido no hospital do município e foi encaminhado ao Hospital Regional de Campo Grande. O cortejo para o enterro de Pyetro estava previsto para acontecer às 11h desta quarta-feira (23), no cemitério municipal.

O que fazer em caso de ferroada - De acordo com o Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica), em caso de acidentes, é recomendado lavar o local da ferroada com água e sabão e ir até a unidade de saúde mais próxima. Os sintomas são de dor no local, dormência, vômito, fraqueza, e pode chegar a convulsões, batimentos do coração lentos, dificuldade respiratória e choque anafilático.

Em caso de dúvidas, os telefones do Civitox são (67) 3386-8655, 0800-722-6001 e 150.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias