Após morte de criança por picada de escorpião, município reforça campanha
Segundo o prefeito de Ribas do Rio Pardo, campanha é de prevenção contra o animal que se reproduz em agosto
Após morte de Pyetro Gabriel Arguelho, de 5 anos, na terça-feira (22), que foi picado por escorpião em Ribas do Rio Pardo, Prefeitura reforça campanha de prevenção. De acordo com o prefeito do município, João Alfredo (PSOL), os meses de agosto e setembro são considerados complicados devido ao período de reprodução do animal. A principal orientação da Secretaria de Saúde é de que a população mantenha os quintais limpos.
Ao Campo Grande News, o prefeito informou que a situação foi um caso isolado e que não pode ser considerado como um "surto" de aparição do animal. "Todos os médicos e vigilantes sanitários estão capacitados para atender a população em casos como este, mas foi uma situação isolada", comentou o prefeito.
Ele ressalta que agosto e setembro são os meses de reprodução do escorpião e por isso há campanhas de prevenção contra o animal circulando em rádios e redes sociais do município. Segundo o prefeito, o município fiscaliza e autua proprietários de terrenos que não realizam a manutenção devida, como limpeza e retirada de entulhos e sujeira.
Na campanha da Secretaria de Saúde é orientado que a população limpe os quintais, não deixe camas ou berços encostados na parede, tampem os ralos de pias e banheiros. Além disso, é orientado que olhem os sapatos e brinquedos antes de utilizar.
"Nós recomendamos também que não utilizem veneno para tentar matar o escorpião, pois faz com que eles saiam dos espaços em que estão escondidos e ataquem", pontuou o prefeito.
Segundo João Alfredo, o menino de 5 anos foi atendido no Hospital Municipal Maria Marques Domingues, local em que tomou o antídoto contra a picada de escorpião e devido ao agravamento do caso, foi transferido à Capital. "Estive no velório agora com o pai e mãe do menino, eles me contaram como aconteceu. A casa é toda cimentada, a rua não é pavimentada, o que pode ter contribuído para a situação. Foi uma fatalidade. Lamentamos o falecimento do garoto Pyetro, da nossa Rede Municipal de Educação, onde estamos dando o suporte para a família nessa hora de dor", finalizou.
O caso - O menino de cinco anos, identificado como Pyetro Gabriel Arguelho, faleceu nesta terça-feira (22), uma semana após ser picado por um escorpião que estava em seu sapato. De acordo com a mãe, o menino estava se arrumando para ir para escola no momento em que foi picado. Ele foi atendido no hospital do município e foi encaminhado ao Hospital Regional de Campo Grande. O cortejo para o enterro de Pyetro estava previsto para acontecer às 11h desta quarta-feira (23), no cemitério municipal.
O que fazer em caso de ferroada - De acordo com o Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica), em caso de acidentes, é recomendado lavar o local da ferroada com água e sabão e ir até a unidade de saúde mais próxima. Os sintomas são de dor no local, dormência, vômito, fraqueza, e pode chegar a convulsões, batimentos do coração lentos, dificuldade respiratória e choque anafilático.
Em caso de dúvidas, os telefones do Civitox são (67) 3386-8655, 0800-722-6001 e 150.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.