Após três dias com fêmur quebrado, idoso é socorrido no Pantanal
Ramão Ribeiro de Arruda, de 94 anos, esperou três dias por socorro após fraturar o fêmur. O homem mora no Pantanal, em um local sem acesso por estradas ou pelo rio e foi socorrido por um helicóptero da Marinha na manhã de quinta-feira (21).
De acordo com informações do site Diário Corumbaense, o idoso estava com fortes dores e não conseguia se locomover. A família do homem acionou o Corpo de Bombeiros, que faz a triagem inicial e avalia a necessidade de remoção, considerando a gravidade e a localização da vítima.
A Marinha encaminhou um helicóptero com a equipe do Comando do 6º Distrito Naval até a localidade para realização de Evam (Evacuação Aeromédica) para transporte de Ramão. A família do idoso precisou levá-lo até uma escola rural na localidade, pois só assim, o helicóptero conseguiria pousar. Ele foi levado para a Santa Casa de Corumbá.
O piloto da aeronave do 4° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, capitão-tenente fuzileiro naval Gurgel, contou as dificuldades de pouso encontradas para realização do serviço.
“O Pantanal é uma área muito extensa, apesar de termos as coordenadas é difícil encontrar o local. Neste caso tínhamos o contato telefônico com um professor da escola, liguei para ele e pedi que fizesse um sinal com um cobertor branco ou de fumaça para ficar mais fácil. Com a fumaça que o professor fez, localizamos rapidamente, porque estávamos voando contra o sol, o que atrapalha a nossa visão” disse o piloto.
Esta é a terceira Evacuação Aeromédica realizada pelo Comando do 6° Distrito Naval neste ano.