ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Aquidauana completa 129 anos de emancipação política neste domingo

Por conta da pandemia a comemoração do aniversário da cidade será em lives e carreata

Mariely Barros | 15/08/2021 07:28
 Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Aquidauna (Foto: Divulgação)
 Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Aquidauna (Foto: Divulgação)

Aquidauana comemora neste domingo (15) seus 129 anos de emancipação político-administrativa. Por conta da pandemia as festas de comemorações foram adaptadas. O tradicional desfile começa com o culto Drive-in em ação de graças pelo aniversário e segue em carreata pela Avenida Pantaneta.

Com a proposta de comemorar seguindo o distanciamento, a prefeitura promoveu lives durante toda a semana, com premiações, oficinas e shows de bandas regionais. Para os religiosos,  a tradicional missa solene de aniversário será mantida e começa às 19h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

O Rio Aquidauana deu o nome ao município, parte do vocabulário dos indígenas Guaicuru, Aquidauana significa significa rio estreito. Atualmente, os índios que habitam o município são da etnia Terena, que formam uma população de mais de 12 mil indígenas, distribuídos em nove aldeias. Quem estiver visitando a cidade pode encontrá-los na Feirinha Indígena, ao lado da Estação Ferroviária.

Rio Aquidauana, em trecho do Rancho Pedra Lisa (Foto: Edmar Junior)
Rio Aquidauana, em trecho do Rancho Pedra Lisa (Foto: Edmar Junior)

Além das belezas do Pantanal, quem passa pela cidade pode visitar os seguintes pontos turísticos:  Museu de Arte Pantaneira Manoel Antônio Paes de Barros que fica na rua Cândido; Museu Marechal José Machado Lopes que fica na rua Duque de Caxias, bairro Alto; Mercado Municipal, localizado na rua Sete de Setembro; Estação ferroviária, fica na rua Bichara Salamene e a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora, que fica na Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Centro.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), registros históricos mostram o dia 15 de agosto de 1892 como o início do povoamento Aquidauana, sendo ela a primeira cidade fundada no antigo Mato Grosso. Seus primeiros povoadores foram os soldados imperiais que participaram da Guerra do Paraguai e que acabaram se estabelecendo na região depois do fim do conflito, ocupando as terras existentes entre os rios, Rio Negro e Rio Aquidauana.

Em 2020 a população estimada do município era de 48.029 habitantes.

Nos siga no Google Notícias