ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Bonito quer receber leitos de UTI para atender “epicentro” da covid-19 em MS

Casos de alta complexidade hospitalar da região hoje são atendidos em Campo Grande

Jones Mário | 14/05/2020 12:18
Bonito quer receber leitos de UTI para atender “epicentro” da covid-19 em MS
Hospital Darci João Bigaton é o principal do município turístico na região sudoeste do Estado (Foto: Divulgação)

O município de Bonito, distante 300 quilômetros de Campo Grande, se candidatou a receber os cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que a SES (Secretaria de Estado de Saúde) anunciou levar para a região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a fim de reforçar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

A área é a que mais preocupa a SES hoje. Guia Lopes da Laguna já atingiu a marca de 52 casos confirmados. Jardim soma 14 e a própria Bonito, outros 6 casos.

Sem leitos de UTI em Guia Lopes e Jardim, os casos de alta complexidade hospitalar da região hoje são atendidos em Campo Grande.

“Tivemos hoje pela manhã a adesão da cidade de Bonito na lógica de colocar os cinco leitos de UTI para atender aquela região. Outras cidades tiveram dificuldades para receber os leitos”, adiantou o titular da SES, Geraldo Resende, durante transmissão ao vivo na manhã desta quinta-feira (14).

Leitos de UTI são equipados com respiradores e, assim, são indispensáveis para tratar casos graves de covid-19.

Nesta semana, o secretário estadual de Saúde assegurou repasses financeiros para custear o funcionamento dos leitos na região sudoeste. Intensivistas e enfermeiros devem ser contratados pelo município responsável por comportar as novas unidades.

Se confirmados, os leitos de UTI devem ser instalados no Hospital Darci João Bigaton, principal de Bonito. A reportagem procurou o prefeito da cidade, Odilson Arruda Soares (PSDB), que não atendeu ou retornou.

Coronavírus - Mato Grosso do Sul chegou aos 452 casos confirmados hoje pela SES, além de 14 mortes. Outras 78 ocorrências suspeitas estão sob análise de laboratório.

Nos siga no Google Notícias