Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Em oito dias de atendimentos da Carreta da Justiça em Taquarussu - município localizado a 332 km de Campo Grande -, o projeto do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) realizou 368 atendimentos na cidade, número que ultrapassa 10% da população local, que é de 3.570 habitantes.
A iniciativa inédita no Brasil faz parte do programa Judiciário em Movimento, que irá a todas as comarcas onde não há fórum instalado. Quem conduz os trabalhos neste programa é o juiz Cezar Luiz Miozzo. Taquarussu foi a terceira comarca a receber a visita da Carreta, que já realizou até júri em Corguinho e Rochedo.
Entre o dia 28 de novembro e quarta-feira (7), foram feitos 156 consultas populares, 13 audiências cíveis e 63 criminais, 36 conversões de união estável em casamento, 23 acordos cíveis e sete petições iniciais do juizado.
Além disso, também foram atendidos sete casos de guarda, alimentos e visitas, um reconhecimento de paternidade, duas coletas de DNA, dois reconhecimentos de união estável e 56 atendimentos da Defensoria Pública estadual.
O destaque desta edição foi o número de audiência criminais realizadas. Muitas puderam ser sentenciadas ali mesmo na Carreta da Justiça. Somente na terça-feira (6), foram 43 audiências criminais e, na quarta, foram realizadas nove - todas com sentença proferida.