Chuva de granizo causa prejuízo em casas, lojas e lavouras de tomate
Prefeitura faz levantamentos dos estragos provocados pela chuva de granizo que durou dez minutos em cidade da fronteira
A chuva de granizo de forte intensidade que durou pelo menos 10 minutos na manhã desta quarta-feira (8) em Antônio João, a 279 km de Campo Grande, causou prejuízos a produtores de tomate e provocou estrago no telhado de residências e lojas.
Durante a manhã, representantes de secretarias municipais, da Câmara de Vereadores e da Defesa Civil se reuniram para discutir providências e para fazer um levantamento de toda a área atingida pelo temporal.
Através da assessoria de imprensa, o secretário municipal de Governo, Afrânio Marques, disse que todos os órgãos da prefeitura estão empenhados em apurar os estragos. Segundo ele, o valor do prejuízo ainda está sendo levantado.
Afrânio Marques disse que a força da chuva com granizo afetou plantações de tomate, principal produto da agricultura familiar. “Não atingiu todas as regiões, mas onde o granizo caiu de forma intensa os prejuízos foram inevitáveis para os produtores da agricultura familiar”, afirmou.
Segundo o secretário, medidas emergenciais estão sendo discutidas e algumas já colocadas em prática.
“Nossa secretaria de Assistência Social está trabalhando nas comunidades de baixa renda para identificar as necessidades. A Defesa Civil faz levantamento sobre prejuízos causados em algumas casas. A Secretaria de Obras já reuniu sua equipe para fazer a limpeza geral da cidade”, declarou.
Segundo ele, a prefeitura analisa a possibilidade de decretar situação de emergência, já que será preciso comprar materiais para consertar os estragos do temporal.