Cidade do Peixe, Itaporã completa 71 anos nesta terça-feira
Município tem 25.075 habitantes, de acordo com o IBGE, e foi emancipado em 1953
No sudoeste de Mato Grosso do Sul, Itaporã completa 71 anos nesta terça-feira (10). A cidade tem 25.075 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e fica a 234 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com o IBGE, o nome "Itaporã" é um termo de origem tupi que significa "pedra bonita". A palavra é formada pela junção dos termos itá (pedra) e porang (bonito). O município foi apelidado de "Cidade do Peixe" porque, de acordo com a prefeitura, possui a maior lâmina d'água do estado em matéria de criação e produção de peixes.
O território onde hoje está a cidade de Itaporã foi habitado apenas por indígenas da etnia Terena até o século 18, quando bandeirantes chegaram à região navegando pelo Rio Brilhante. Mais tarde, já no século 19, a região foi devastada pela Guerra do Paraguai e assistiu ao advento da indústria de erva-mate.
Em 1944, chegaram sete famílias à região onde hoje é o município de Itaporã, instalando-se próximo ao Córrego Canhadão. Em 10 de dezembro de 1953, data comemorada hoje, Itaporã foi elevada à categoria de município. A prefeitura não divulgou programação de festividades.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.