Cidades com 450 mil moradores se unem em busca de desenvolvimento
Agenda de Desenvolvimento da Grande Dourados tem como prioridades agronegócio, empreendedorismo e turismo
Com população de pelo menos 450 mil habitantes, a Grande Dourados começou a colocar em prática uma agenda única em busca de desenvolvimento da região, formada por 12 municípios. O projeto apoiado pelo Sebrae foi apresentado na noite desta quinta-feira (31), no Teatro Municipal de Dourados.
Elaborada com a colaboração de gestores públicos e representes do setor produtivo, a agenda contem estratégias para três áreas prioritárias - agronegócio; inovação/empreendedorismo/negócios e turismo.
Prefeito mais jovem de Mato Grosso do Sul, Lucas Foroni (MDB), que administra a cidade de Rio Brilhante, foi escolhido para falar das ações desenvolvidas no município para fomentar o desenvolvimento.
“Temos plano de ação em parceria. A nossa região é muito forte, os 12 municípios contemplam 450 mil pessoas. Com essa união, vamos avançar”, afirmou o prefeito. Segundo ele, o plano de desenvolvimento tanto para a região quanto para Mato Grosso do Sul também foi entregue ao Governo do Estado.
Para o presidente da Associação Empresarial de Rio Brilhante, Rodrigo Jeferson Trambuch, de agora em diante o grupo estará empenhado em executar as ações pactuadas.
“Dos municípios que fazem parte do programa, 45 líderes aceitaram participar da iniciativa e se tornarem protagonistas do desenvolvimento. Cada um de nós é responsável por desenvolver também as ações nos municípios, para que o plano possa andar daqui para frente”, afirmou.
Durante o evento, as 12 lideranças de cada um dos municípios entregaram aos prefeitos um exemplar da agenda de desenvolvimento, elaborada pelo programa Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional), iniciativa do Sebrae que mobiliza líderes de gestões públicas, privadas e do terceiro setor. A agenda prevê ações até 2040.
“Temos oportunidade única com esse projeto de pensar de forma integrada. Importante que vocês comecem a planejar o desenvolvimento para a região. Isso é grande salto”, disse o secretário-adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, que representou o Governo do Estado.