Dengue aumenta 50% em uma semana e cidade tem 452 casos notificados
Até esta quinta, são 197 pessoas com a doença neste ano em Dourados; em todo o ano passado foram 22 casos confirmados
Os casos confirmados de dengue aumentaram 50% em uma semana em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Assim como ocorre em outras regiões, a doença avança na segunda maior cidade sul-mato-grossense.
De acordo com números atualizados da vigilância epidemiológica, de 1º de janeiro até agora, 452 casos foram notificados e 197 confirmados. Até a semana passada eram 127 confirmações.
Outros 133 exames apresentaram resultado negativo e 122 amostras aguardam resultado do laboratório. Em todos os 12 meses de 2018, foram 22 casos confirmados de dengue em Dourados.
O avanço da doença já era esperado, uma vez que a cidade enfrenta pelo segundo mês consecutivo um volume recorde de chuvas com altas temperaturas, situação propícia para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zica vírus.
Além disso, segundo o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), houve descuido por parte dos moradores com a limpeza dos quintais para evitar o Acúmulo de água. De cem focos encontrados em Dourados, 80 estavam em residências.
Neste ano já foram notificados 32 casos suspeitos de chikungunya em Dourados. Sete foram confirmados, 18 deram resultado e negativo e sete aguardam exame. Também foram notificados quatro casos suspeitos de zica vírus. Um deu negativo e três aguardam resultado do exame em laboratório.