Dourados tem dois locais de votação na eleição do Conselho Tutelar
Eleitores podem votar nas escolas Clarice Bastos Rosa e Loide Bonfim Andrade; cidade tem 18 candidatos
Raramente tão propalada como neste ano, a eleição para escolher os membros do Conselho Tutelar tem 18 candidatos em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a votação começou às 8h deste domingo (1) e ocorre até 17h.
Os eleitores douradenses podem votar em dois locais, nas escolas municipais Clarice Bastos Rosa no Jardim Maracanã e Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa. Quem pertence à 43ª Zona Eleitoral vota na Clarice Bastos Rosa e os eleitores da 18ª Zona Eleitoral votam na Loide Bonfim Andrade.
Conforme a organização, até agora a eleição ocorre de forma tranquila. Há grande movimentação nos dois locais de votação, mas sem registro de incidentes.
Assim como acontece nas eleições regulares, em Dourados, os eleitores podem escolher os conselheiros votando em urnas eletrônicas, as mesmas usadas nas eleições regulares. Entretanto, neste pleito o voto é facultativo.
Segundo a prefeitura, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) destinou 30 urnas para a eleição do Conselho Tutelar em Dourados, sendo 15 em cada escola, além de equipamentos reservas. Noventa mesários foram treinados para trabalhar neste domingo.
O analista judiciário Israel Lins, chefe de cartório na 18ª Zona Eleitoral, disse que o trabalho da Justiça Eleitoral nas eleições do Conselho Tutelar é prestar apoio técnico e operacional. “Nós preparamos as urnas e treinamos os mesários que vão trabalhar nas eleições em Dourados. As urnas preparadas foram entregues sexta-feira, armazenadas no Batalhão da Polícia Militar e hoje levadas às escolas onde ocorrem a votação”, explicou.
A votação é acompanhada por servidores do TRE. “A Justiça Eleitoral está de plantão com servidores atendendo os mesários em caso de dúvidas técnicas. Nossa missão é levar transparência, profissionalismo e eficiência para eleição segura e eficiente, com resultado rápido”, afirmou.
Segundo ele, no começo da votação houve formação de filas, principalmente de eleitores preferenciais, que costumam votar mais cedo. “Tivemos apenas uma situação de eleitor que alegou que a urna não mostrava a foto da candidata. Foi feito protocolo de liberação da urna e verificado que as fotos estavam aparecendo. O eleitor de seu por satisfeito e foi encerrado o protocolo”, afirmou Israel.
Conselho Tutelar - Responsável por fiscalizar todos os entes de proteção da criança e do adolescente, sejam eles o Estado, a comunidade ou a família, o Conselho Tutelar atua de forma independente, sem qualquer relação de subordinação com outros órgãos estatais, cumprindo sua função de forma imparcial e objetiva.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.