Empresa de caminhão que capotou em represa é multada em R$ 100 mil por poluição
Com acidente, veículo derramou 30 mil litros de diesel e contaminou águas de represa
A Polícia Militar Ambiental autuou e multou em R$ 100 mil a empresa de Mato Grosso responsável pelo caminhão carregado com diesel que tombou em uma represa na tarde de ontem (25), às margens da MS-306, em Cassilândia, a 419 km de Campo Grande.
Com o acidente, houve abertura da tampa do tanque da carreta, o que ocasionou o derramamento de aproximadamente 30 mil litros de óleo diesel e, consequentemente, a contaminação das águas. A carga era de 60 mil litros, considerada carga perigosa.
A PMA verificou ainda que o caminhão transportava ilegalmente, pois a licença ambiental para o transporte da carga, que é de Rondonópolis (MT), estava vencida desde o ano de 2018.
A empresa foi autuada, multada e notificada a retirar o material contaminante e recuperar a área contaminada.
Os policiais irão acompanhar a recuperação da área degradada, que deverá ser executada pela empresa. Os responsáveis poderão responder por crime culposo de poluição. A pena para este crime é de seis meses a um ano de detenção.
O caminhoneiro contou que o veículo apresentou defeito mecânico no feixe de molas do eixo dianteiro daquele cavalo mecânico, o que o fez perder o controle da direção.
O caminhão bateu e rompeu o guard rail, depois caiu capotado em uma lagoa às margens da rodovia. O condutor estava sozinho no veículo e não se feriu.