ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Fátima do Sul comemora 69 anos de emancipação política

Município fica localizado na região Sul do Estado, e possui cerca de 20 mil habitantes, segundo IBGE

Clara Farias | 09/07/2023 09:08
Município de Fátima do Sul visto do alto. (Foto: Divulgação/Sanesul)
Município de Fátima do Sul visto do alto. (Foto: Divulgação/Sanesul)

O município de Fátima do Sul, distante 239 quilômetros de Campo Grande, comemora 69 anos de emancipação política neste domingo (9). Segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 20.609 mil habitantes.

De acordo com a página do município, a história de Fátima do Sul se inicia com o decreto que criou a Colônia Agrícola Nacional de Dourados, que tinha a finalidade de dividir a área em lotes rurais para pequenos lavradores. Devido ao alto número de migrantes que chegavam na região, foi preciso expandir a área do núcleo em direção ao Leste do Estado, criando assim a atual BR-376, que liga Dourados à Fátima do Sul.

A cidade, enquanto povoado recebeu diversos nomes como Barranca, Porto Ubatuba, Porto Vitória e Vila Brasil, em 1953. No ano seguinte, em 1954, a Vila Brasil não tinha mais condições de abrigar a crescente população. Em 9 de julho, aproximadamente 450 homens se voltaram contra a administração do Núcleo Colonial, invadindo a margem direita do Rio Dourados e criando um novo povoado.

Em 1958, a Vila Brasil é elevada a categoria de distrito de Dourados. Em 1963 é criada uma comissão com o objetivo de emancipar e elevar a categoria de município, que segue em comitiva para a Assembleia Legislativa de Cuiabá. Em 11 de dezembro a comissão obtém exito e Vila Brasil é elevado a município pela Lei Estadual, 2.057. Em 1965, o distrito recebe o nome de Fátima do Sul após plebiscito.

Para comemorar o aniversário da cidade a programação é de rodeio, show do sertanejo João Carreiro, da dupla Munhoz & Mariano e DJ PH.

Nos siga no Google Notícias