Foragido condenado por latrocínio é encontrado escondido em fazenda
Jakes Alves Pereira, de 30 anos, cumpria pena desde 2013, mas em setembro fugiu da Gameleira
Foragido pelo crime de latrocínio, Jakes Alves Pereira, de 30 anos, foi capturado na manhã desta terça-feira (19) em uma fazenda na zona rural de Ribas do Rio Pardo, a cerca de 143 quilômetros de Campo Grande. Jakes cumpria pena pelo crime desde 2013, quando foi condenado a cerca de 20 de prisão pelo crime, mas fugiu da Gameleira em setembro.
Conforme consta no processo criminal, no dia 6 de novembro de 2011, Jakes, jutamente com Charles Faria de Andrade e um terceiro acusado, assassinaram o agricultor Edvaldo Paniago França, de 33 anos, na estrada da Serra da Alegria, na entrada do Pantanal, em Rio Verde do Mato Grosso.
Na ocasião, o trio se escondeu próximo a um “mataburro” no aguardo de uma vítima. Assim que um motociclista reduziu a velocidade, os homens bateram no guidão da moto e renderam a vítima, anunciando o assalto.
Edvaldo suplicou para que os assaltantes levassem apenas a sua motocicleta, porém, com requintes de crueldade, eles a amarraram, mandaram que ele se deitasse no meio do mato e passaram atingiram a cabeça do agricultor com um pedaço de pau e com uma garrafa térmica. Na sequência, os criminosos fugiram para para Ribas do Rio Pardo com a motocicleta roubada.
Na época, todos os envolvidos foram descobertos pela Polícia Civil e presos. Eles foram condenados a mais de 20 anos de prisão em regime inicial fechado e desde 2013, os sentenciados vêm cumprindo pena.
Entretanto, recentemente, Jakes obteve a progressão ao regime semiaberto e, com isso, foi contemplado com o benefício da saída temporária, a “saidinha”. Em setembro, ele saiu do presídio da Gameleira na Capital para visitar a família, sendo que deveria retornar ao estabelecimento prisional após o término do final de semana, o que não ocorreu.
Desde então Jakes estava foragido, mas acabou sendo localizado pela equipe do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo. O condenado estava escondido em uma fazenda na zona rural do município, distante a mais de 40 quilômetros do Centro da cidade.
Os policiais civis então foram até a fazenda e, já na sede, cercaram a casa que servia de esconderijo ao homem procurado. Na sequência, Jakes foi contido e encaminhado para a delegacia da cidade. A Polícia Civil ainda aguarda um parecer sobre a transferência do acusado.