Foragido e R$ 100 mil em cigarros são apreendidos em operações do DOF
Flagrantes ocorreram durante bloqueios do DOF em Antônio João e Caarapó
Um foragido da Justiça foi preso e R$ 100 mil em cigarros contrabandeados foram apreendidos nesta segunda-feira (01) durante abordagem do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), no âmbito das Operações Hórus e Divisas Integradas VII – Cerco Total.
Na primeira ocorrência registrada na MS-166, zona rural de Antônio João, os policiais flagraram um contrabandista, de 26 anos, com 700 pacotes de cigarros em um Corsa/Classic. Em depoimento o condutor disse que pegou o veículo carregado no Paraguai e que o traria até Campo Grande, onde receberia o pagamento pelo transporte. O suspeito foi autuado por contrabando e liberado enquanto o material apreendido foi encaminhado à Polícia Federal de Ponta Porã.
Outra apreensão de cigarros contrabandeados ocorreu na MS-278, em Caarapó. Um outro homem, de 52 anos, seguia viagem com mais 450 pacotes do produto e também admitiu que havia saído do Paraguai com a carga. O destino final era Dourados. O veículo com o cigarro apreendido em Caarapó também foi levado para Ponta Porã, mas entregue na Receita Federal.
Além dessas duas apreensões de contrabandos, um homem de 45 anos, com mandado de prisão em aberto e diversas passagens pela polícia também foi recapturado na MS-164. Ele foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã.
Operação Hórus e Divisas Integradas VII - Foi desencadeada no último dia 28 de Julho em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro a Operação Divisas Integradas VII-Cerco Total, que visa coibir e combater ações do crime organizado por meio da integração das forças de segurança pública na região fronteiriça.
No Estado a operação é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira de Divisas (GGIFRON/DIV) e no âmbito nacional pelo Centro de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Além desta operação, o DOF também integrada a Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.