Homem que levava fuzis e pistolas para o RJ é condenado a 18 anos de prisão
Armamento estava em compartimento oculto de um Hyundai HB20, conduzido por Rui, morador em Rondonópolis (MT)
Rui Fernandes Nunes de Oliveira, de 31 anos, que foi flagrado transportando quatro fuzis e sete pistolas para o Rio de Janeiro, foi condenado a 18 anos de reclusão e 180 dias-multa. A sentença foi publicada nesta terça-feira (6) pela Vara Federal de Ponta Porã. Ele foi preso no dia 28 de maio, na BR-463, na cidade que faz fronteira com o Paraguai.
Nas alegações finais, a defesa negou a presença de provas suficientes, mas pediu que em caso de condenação do réu, que fosse aplicada a atenuante da confissão com regime inicial diverso do fechado para o início do cumprimento da pena.
Para o juiz federal Ricardo Duarte Ferreira Figueira, a autoria foi demonstrada pela certeza visual do flagrante, pois as armas e munições foram apreendidas em poder do acusado. “A dinâmica do fato veio a ser corroborada pelo depoimento da testemunha ouvida em juízo, sob crivo do contraditório, e pela própria confissão do acusado, o qual declarou, em interrogatório judicial, esclarecendo com detalhes a dinâmica do fato, desde a vinda à fronteira, até seu regresso para sua cidade de origem, quando foi flagranteado na rodovia”, consta em trecho da sentença.
“Fica demonstrado que o acusado teve papel relevante na importação das armas de fogo. Certo é que gozava de uma posição de relevância e confiança em relação aos seus aliciadores, uma vez que foi cooptado para realizar o transporte de equipamento bélico de grosso calibre e alto valor de mercado entre a fronteira e o Estado de Mato Grosso”.
Caso - O armamento estava em compartimento oculto de um Hyundai HB20, conduzido por Rui, morador em Rondonópolis (MT). Para tentar enganar a polícia, ele viajava com a mulher e os dois filhos, de 9 e 15 anos. Ao ser preso em Ponta Porã, informou que as armas seriam levadas para o Rio de Janeiro.
Com Rui foram apreendidos 4 fuzis calibre 7.62mm, com os respectivos carregadores; 7 pistolas calibre 9mm, 13 carregadores de calibre 9mm; uma unidade de carregador de calibre 5.56mm, todas de uso restrito. De grande poder de impacto, os fuzis são da marca norte-americana Colt e cada um custa R$ 70 mil na capital carioca. As pistolas são da marca Glock, fabricadas na Áustria, e cada uma vale em média R$ 15 mil.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.