Índios invadem área e exigem retirada imediata de fazendeiros das terras
Policiais civis e militares foram acionados e já estão no local participando das negociações
Grupo de índios da etnia Kinikinau ocupa, desde as primeiras do dia, nesta quinta-feira (1º), a sede de uma fazenda na área rural de Aquidauana – a cerca de 135 quilômetros da Capital. De acordo com as primeiras informações, os indígenas amanheceram no local exigindo que a área seja imediatamente desocupada.
Conforme o site O Pantaneiro, policiais civis e militares foram acionados e já estão no local participando das negociações. Os índios teriam, inclusive, apresentado documentos que comprovariam que eram donos das terras ao caseiro da fazenda, que estava no local apenas na companhia da esposa.
A ocupação foi confirmada ao Campo Grande News por um funcionário da Funai que não quis se identificar. Segundo ele, pelo menos 300 pessoas estão na fazenda. Já segundo o coordenador, Henrique Dias, no local não há sinal de celular, o que dificulta saber exatamente o que acontece na propriedade.
Ainda segundo ele, uma equipe foi deslocada para a região e novas informações devem ser obtidas em breve. De acordo com o site O Pantaneiro, o grupo também estaria planejando ocupar outras fazendas nas proximidades. O site informou ainda que uma ordem vinda de Brasília já solicitou a retirada do grupo, mas as negociais continuam.