Investimento de R$ 71 milhões vai levar esgoto até distritos de MS
Entrepostos nas áreas rurais dos municípios serão atendidos após convênio com a União ser firmado
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) vai contar com aporte de R$ 71 milhões para esgoto e todos os demais benefícios do saneamento básico para 51 dos 60 distritos existentes nos municípios atualmente atendidos pela estatal - nove deles já são possuem o serviço instalado ou em instalação.
Para tal, um convênio foi firmada entre a empresa e a União. O acordo, segundo a subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado, foi realizado após o diretor da estatal, Walter Carneiro Jr, visitar a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Tereza se comprometeu durante o encontro em Brasília (DF) a fazer a gestão da questão junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional e viabilizar os recursos necessários para a implantação dos sistemas, que beneficiariam também o agronegócio.
O investimento faz parte do plano de universalização do sistema de esgotamento sanitário sul-mato-grossense e só será possível graças à PPP (Parceria Público Privada) em que a empresa MS Pantanal, do grupo Aegea, será a responsável pela operação.
Assim, o atendimento de esgoto será garantido para 26.249 habitantes, sendo que estes já possuem acesso a rede de água tratada oferecida pela Sanesul em 68 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul - o total de 1.381.844 pessoas.