Na fronteira, mais 19 fetos de lhamas são encontrados em ônibus clandestino
Essa é a quarta grande apreensão desses animais taxidermizados, avaliados em R$ 500 cada
Em meio a vários produtos contrabandeados da Bolívia, a Receita Federal encontrou 19 fetos de lhamas taxidermizados. O flagrante foi registrado nesta quarta-feira (9), durante vistorias em um ônibus clandestino, no Posto de Fiscalização Guaicurus, que fica no município de Corumbá - a 428 km de Campo Grande.
Fiscalizado com apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento), o veículo seguia para São Paulo com mais de duas toneladas de mercadorias irregulares, como alimentos e cigarros. As lhamas estavam camufladas entre esses materiais.
Essa é a quarta apreensão de fetos dessa espécie só em 2024, onde cada um tem o valor comercial de R$ 500. Elas são empalhadas após abortos planejados, com o objetivo de comercialização para rituais religiosos.
Já os outros materiais apreendidos são para o comércio irregular de mercadorias que ingressam no país, que geram danos ao comércio legal. Tudo seria vendido na região de São Paulo.
Quarta apreensão - Considerado um amuleto da sorte e muito disputado no mercado boliviano, os fetos de lhama agora estão sendo procurados no Brasil. Entre maio e junho, três fiscalizações encontraram 200 fetos ao todo. Pela quantidade apreendida por aqui, esse misticismo começou a ficar famoso por aqui.
*Texto com informações do Diário Corumbaense.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.