Obra emergêncial em ponte deve liberar tráfego até o Natal
A partir desta terça-feira (9), engenheiros que atuam na obra da ponte sobre o Rio Paraguai, em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, começam a trocar aparelhos que foram danificados com a colisão de um comboio de barcaças no dia 26 de agosto deste ano. Com a operação, os veículos que respeitam o sistema “pare e siga” terão que reduzir a velocidade e haverá interdições eventuais, com períodos de curta duração, segundo a Concessionária Porto Morrinho, que administra a ponte.
O objetivo é liberar a pista para tráfego normal até o Natal, segundo o diretor técnico da Porto Morrinho, Wolney Freire. “Com o macaqueamento da estrutura para a troca dos aparelhos, é colocado um calço embaixo, então os veículos podem continuar passando sobre a ponte, apenas precisam reduzir a velocidade”, explica.
De acordo com Wolney, nesta semana a obra prevê elevar as vigas da superestrutura, com sistema de macacos hidráulicos. Com isso, o pilar que está deslocado por conta da batida vai voltar a posição normal e os aparelhos de apoio de neoprene danificados serão substituídos pelos novos.
Na semana seguinte, é possível que os aparelhos metálicos também sejam substituídos e então o tráfego possa voltar ao normal sobre a ponte, com a liberação para veículos de mais de seis eixos que, por enquanto, passam pelo local apenas com um compartimento por vez.
Acidente - A ponte foi atingida em agosto por um comboio de barcaças de um barco empurrador paraguaio e foi aberto um vão de cerca de 20 centímetros em um dos pilares. Em 2011, o empurrador Doña Carmen, também de bandeira paraguaia, que transportava 16 barcaças de farelo de soja bateu contra o pilar central da ponte. Com a colisão um vão de cerca de 20 centímetros abriu-se na estrutura da ponte e o tráfego de veículos foi interditado por questões de segurança. A cidade ficou isolada por quase seis horas.
Outra obra - No dia quatro de setembro, o Governo do Estado decretou situação de emergência, com o objetivo de conseguir a liberação de R$ 4 milhões do Governo Federal para construção de um dolfin, uma estrutura para proteger a ponte de acidentes futuros. A obra foi anunciada pela Seop (Seop (Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Públicos).
Segundo a superintendência do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Mato Grosso do Sul, está sendo elaborado o edital para contratação do serviço.De acordo com o Dnit, o edital é elaborado na modalidade RDCI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada).