Pandemia e eleição suspendem projeto de US$ 25 milhões
Licitação prevê projetos de melhoria na mobilidade urbana, drenagem pluvial e implantação de área cultural em Ponta Porã
Programa de desenvolvimento da faixa de fronteira em Ponta Porã, “Fronteira do Futuro” teve a licitação suspensa por conta da pandemia da covid-19, que atrasou o planejamento das datas do calendário de 2020.
O projeto será executado por meio da contratação de operação de crédito externo prevista em US$ 25 milhões, por meio do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), recursos que se destinam ao financiamento parcial do programa. A contratação foi aprovada pelo Senado em dezembro de 2019.
Pelo programa, está prevista execução de obras de mobilidade urbana, com reestruturação da rede viária para melhorar o fluxo interno, intermunicipal e internacional. Prevê, também, implantação de calçadas e ciclovias nas avenidas Internacional, Norte-Sul e Marechal Dutra.
No projeto, constam macrodrenagem pluvial nas avenidas Brasil 13, de Setembro, Rua Paraguai, Marechal Floriano, Internacional, entre outras, além de implantação de área públicas, com a construção de novo centro para o desenvolvimento de robótica e ampliação do centro cultural para gerar espaços culturais.
A suspensão é decorrente da pandemia da covid-19, que ocasionou atraso no planejamento das datas do calendário 2020 e atualmente do período eleitoral e posterior final de mandato que obriga a instalação de equipe de transição. O documento foi assinado pelo presidente da comissão especial de licitações, Anderson Luiz Garcia Amorin.