PF prende 3 em ação contra grupo que enviava droga para outros estados
Operação Rota do Crime 5 foi deflagrada hoje com mandados em Ponta Porã, BH e interior paulista
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) a quinta fase da Operação Rota do Crime, para desarticular organização criminosa que envia droga da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai para outros estados brasileiros. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Ponta Porã, Artur Nogueira (SP) e Belo Horizonte (MG).
Em Ponta Porã, foram presos temporariamente José Henrique Fenerich da Silva e Ronildo de Lima Brum. José Henrique também foi atuado em flagrante por tráfico. Ele estava com 250 quilos de maconha. Também alvo de mandado de busca, Lauro Vilhalva foi preso em flagrante por posse ilegal de uma carabina
Os investigados são ligados a uma empresa de sucata localizada na Rua Visconde de Taunay, no centro de Ponta Porã. Investigação conduzida pela Delegacia da PF na cidade fronteiriça revelou que a Rio Preto Metais era usada para enviar as cargas de maconha.
O dono da empresa é um dos investigados. Hospedado em hotel de Belo Horizonte desde a semana passada, o empresário foi alvo de buscas hoje, mas não foi preso. Ele é pai de Lauro Vilhalva, preso hoje.
Além da droga e da arma, os policiais federais apreenderam relógios e pelo menos R$ 20 mil em espécie em um dos endereços onde foram cumpridos mandados de busca em Ponta Porã.
Segundo a PF, os presos são articuladores de esquema criminoso que contratava fretes por meio de serviço terceirizado para enviar cargas de drogas de Ponta Porã para outros estados.
A organização é apontada como dona dos 12.140 quilos de maconha apreendidos em carga de papelão na Rodovia Raposo Tavares, em Palmital (SP), no dia 28 de maio do ano passado.
Até então, essa foi a maior apreensão de maconha ocorrida no Estado de São Paulo. Preso, o motorista de 52 anos disse que a maconha tinha saído de Ponta Porã e seria levada para Mogi Mirim (SP).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.