PF prende articuladores do tráfico em operação na fronteira
Alvos da Operação Rota do Crime II são acusados de usar veículos de frete para despachar droga
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (31) a Operação Rota do Crime II, para desmantelar organização criminosa que usa veículos de frete para enviar cargas de droga da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai para os grandes centros brasileiros.
Mandados de prisão temporária e de busca e apreensão estão sendo cumpridos hoje em Ponta Porã, Olímpia (SP) e na capital paulista. Os alvos dessa fase são os articuladores de esquema criminoso, que contratava fretes por meio de serviço terceirizado para levar entorpecentes a outros estados.
Segundo a Polícia Federal, os criminosos usavam documentos falsos para forjar notas fiscais, adquirir celulares e gerenciar a associação criminosa. As investigações começaram após flagrante ocorrido em novembro de 2022, com a apreensão de 1,5 tonelada de maconha em caminhão fretado com destino ao interior de São Paulo.
A Operação Rota do Crime I foi deflagrada no dia 1º de junho deste ano. Naquele dia, foi preso em Ponta Porã um homem que se passava por funcionário de empresa de embalagens para utilizar fretes para o tráfico.
Usando nome falso, ele forjava notas fiscais, adquiria celulares e gerenciava a associação criminosa. A PF não informou se a operação de hoje tem ligação com o caso de junho.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.