Ponte sobre o Rio Aquidauana será interditada para troca de estrutura
No período de interdição, não será possível nem mesmo o trânsito de pedestres ou ciclistas sobre a ponte
A ponte Roldão Carlos de Oliveira, conhecida como “Ponte Velha”, que liga as cidades de Aquidauana e Anastácio, será interditada a partir da próxima segunda-feira (16). O cartão-postal das cidades, que possui mais de um século de existência, terá a estrutura de madeira substituída por aço. A previsão de duração da obra é de 30 dias.
A decisão de realizar esta intervenção foi baseada em estudos técnicos que apontaram a necessidade de reforçar a estrutura da ponte para garantir sua segurança a longo prazo. O projeto de reforma foi autorizado em julho pelo prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, e contará com recursos dos cofres municipais.
Conforme comunicado da prefeitura, durante o período de interdição, não será possível nem mesmo o trânsito de pedestres ou ciclistas sobre a ponte. A orientação é utilizar alternativas como a Ponte Nova e a Ponte Boiadeira.
De acordo com o Portal de Aquidauana, a ordem de serviço prevê a troca completa do assoalho de madeira por aço Sac-350 cortem, específico para pontes e viadutos. A empresa contratada fará a substituição do rodeiro de madeira por aço sem alterar a arquitetura original.
A Ponte Roldão Carlos de Oliveira, que também é conhecida como Ponte Velha ou Ponte da Amizade, foi inaugurada entre 1918 e 1921. A estrutura que atravessa o Rio Aquidauana tem 23 metros de altura e 63 metros de extensão. Ela foi a primeira ligação não fluvial entre as duas partes da cidade às margens do rio, tornando-se um verdadeiro marco histórico.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.