População não foi atingida por surto, diz prefeito após internação de militares
Exército anuncia que 24 militares foram internados com suspeita de influenza e caso será avaliado pela SES
"A cidade está tranquila, sem registros de internações de civis por influenza", garante o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda (PSDB), após o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada anunciar que 24 militares foram internados com suspeita de influenza nesta segunda-feira (29).
Ao Campo Grande News, o prefeito menciona que o caso parece ser isolado, restrito ao ambiente militar, mas enfatizou que a situação está sendo monitorada pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).
A administradora do Hospital São Vicente de Paula, Maria Marly Marin Pucheta de Rojas, também reiterou que não foram registrados outros casos de influenza na cidade. Ela destacou que a causa da morte de Vinícius ainda está sendo investigada e que os exames dos 24 militares internados serão analisados com cuidado. "Ainda não temos resultados confirmados, mas estamos avaliando os exames dos rapazes, incluindo o rapaz que faleceu".
Nesta segunda-feira, o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada havia divulgado que 48 militares apresentaram mal-estar durante um treinamento no fim de semana, resultando na internação de 24 deles em Bela Vista, a 322 km da Capital. Cinco já receberam alta, mas dois permanecem em estado grave. Um jovem de 19 anos morreu.
A principal suspeita, conforme informado pelo Comando, é de influenza, uma vez que quatro indivíduos tiveram resultados positivos para o vírus em exames laboratoriais. O Exército assegurou que o grupo procurou atendimento devido a "sintomas de infecção viral semelhantes", embora não tenha detalhado quais seriam esses sintomas.
A reportagem entrou em contato com a SES em busca de informações sobre a disseminação da doença no município. O espaço permanece aberto para futuros pronunciamentos e atualizações sobre o caso.
Morte - Vinícius Ibanez Riquelme, de 19 anos, soldado do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista, morreu após passar mal durante o treinamento militar, na sexta-feira (26). A primeira suspeita foi desidratação, mas também teve febre e diarreia.
O soldado foi encaminhado para a enfermaria do regimento, mas depois precisou ser levado ao Hospital São Vicente de Paula, onde foi diagnosticado com infecção generalizada. Devido à gravidade do caso, foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande, onde não resistiu e morreu neste sábado (27).
O militar participava do acampamento de instrução básica. Se trata de um treinamento de vários dias no campo, onde são simuladas ações de combate, com exercícios e atividades de primeiros socorros.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.