Prefeito decreta situação de emergência por estragos de temporal
Decreto vai acelerar atendimento a prédios públicos e privados danificados por vento de 90 km por hora
Dourados está em situação de emergência por causa dos estragos causados pelo temporal que atingiu o município na noite desta quarta-feira (30). O decreto foi assinado pelo prefeito Alan Guedes (PP).
A medida administrativa tem como objetivo acelerar o atendimento a prédios públicos e privados afetados pelo temporal e autoriza a concessionária Energisa e órgãos governamentais a fazer retirada de árvores da rede elétrica e imóveis. A remoção terá de ser mapeada e posteriormente comunicada ao Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente).
Nesta quinta-feira, o prefeito percorreu locais atingidos pelo temporal, que teve vento de 90 quilômetros por hora e quase quatro mil raios.
Ainda usando muleta por causa de cirurgia no joelho, Alan Guedes conversou com moradores atingidos. Sob o capô da viatura da Defesa Civil, assinou o decreto.
O ato ocorreu em frente à casa da presidente da Associação de Moradores, Lizandra Borges, e ao lado de uma igreja evangélica que teve o telhado arrancado pelo vento, no Residencial Dioclécio Artuzi, região mais afetada pelo temporal.
Segundo o prefeito, a situação de emergência foi decretada devido ao considerável impacto causado pelo temporal, com queda de árvores e danos em infraestruturas públicas e privadas.
A Defesa Civil ainda contabiliza os estragos. De manhã, o órgão informou que pelo menos 22 casas foram destelhadas. Algumas tiveram até as paredes derrubadas pelo vento. Na igreja visitada pelo prefeito, havia culto de mulheres durante o temporal, ontem à noite. Não há registro de feridos.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.